icon-plus
The Inside Is the Outside (1963), de Lygia Clark (Foto: Gift of Patricia Phelps de Cisneros through the Latin American and Caribbean Fund in honor of Adriana Cisneros de Griffin/ Divulgação MoMA)
Postado em 17/10/2016 - 2:36
Doação latino-americana no MoMA
MoMA recebe mais de 100 obras de artistas lationamericanos e anuncia a criação do Instituto de Pesquisa Patricia Phelps de Cisneros
Da redação

O Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque anuncia sua mais nova empreitada. Em coletiva de imprensa realizada em 17/10, a instituição tornou público o recebimento de mais de 100 obras de arte da Colección Patricia Phelps de Cisneros, que agora integram o acervo de arte da América Latina do museu.

Foram doadas cerca de 102 obras de 37 artistas espalhados pelo Brasil, Venezuela, Argentina e Uruguai. Entre os trabalhos constam telas, esculturas e obras sobre papel, todas realizadas em torno dos anos de 1940 e 1990, de artistas como Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Jesús Rafael Soto, Alejandro Otero e Tomás Maldonado. Ao longo de 16 anos, Patricia Cisneros já havia doado cerca de 40 peças à instituição.

Constituindo um dos mais importantes acervos de arte latino-americana fora do continente, com cerca de 5 mil trabalhos de artistas da região, o MoMA também divulgou a criação do Instituto de Pesquisa Patricia Phelps de Cisneros para o Estudo da Arte da América Latina (Instituto Cisneros), que irá se estabelecer nas mediações do próprio museu.

O Instituto oferecerá oportunidades de bolsa de estudos para realização de pesquisas, curadorias, publicações sobre arte latino-americana, além de uma conferência internacional programada para ser realizada anualmente.