icon-plus
Postado em 13/07/2012 - 7:05
17 anos sem Buckminster Fuller
Nina Gazire

Conheça algumas das invenções de um dos arquitetos mais visionários do século passado

A10a0(c)-roger-stoller

No dia primeiro de julho, um dos mais importantes arquitetos, filósofos e designers do século 20, o norte-americano Buckminster Fuller completaria 117 anos se estivesse vivo e no dia último dia 12, completariam-se 17 anos de sua morte. Fuller nasceu em em 1895 em Milton, Massachusetts. Frequentou Harvard, mas foi expulso da universidade. Após passar dificuldades financeiras e perder uma filha ainda criança, decidiu se dedicar a pesquisas inovadoras no mundo da engenharia e arquitetura.

Depois de aceitar um trabalho de decoração de interiores em um café cujo o salário era pago com refeições, Fuller conheceu Isamu Noguchi, arquiteto nipo-americano com quem começou a colaborar em vários projetos, criando a marca-conceito chamada Dymaxion_ palavra criada por ele para definir várias de suas invenções. O conceito parte de uma junção das palavras dinâmico, máximo e íon. Dentre as criações mais conhecidas da marca está o carro Dymaxion e o Mapa Dymaxion, também conhecido como Projeção Fuller. O mapa Dymaxion é uma projecção cartográfica de um mapa-múndi na superfície de um poliedro que pode planificar-se para formar um mapa bidimensional que retém a maior parte da integridade proporcional relativa do mapa como um todo. 

Dymaxion_2003_animation_small1

Mapa Dymaxion ou Projeção Fuller, onde o mapa-mundí é projetado em um poliedro 

Uma das obras mais conhecidas de Fuller é a cúpula geodésica. A estrutura é feita de barras que podem ser de qualquer material (bambu, madeira, ferro, alumínio, etc), e o domo pode possuir qualquer dimensão desde que o tamanho das suas barras seja calculado corretamente. Sua resistência deve-se ao formato esférico e aos triângulos que compõem sua estrutura. Qualquer força aplicada no domo se distribui igualmente até sua base, assim como os arcos na engenharia e arquitetura. A arquitetura, para o pensador, deveria ter como objetivo criar abrigos versáteis, leves e flexíveis: máquinas de morar, capazes de se modificar conforme as necessidades de quem as habitasse.

Fuller-dymaxion-10

Carro Dymaxion, criado em 1933 e possui três rodas apenas

Fuller produziu a cúpula geodésica, enquanto ensinava na extinta Black Mountain College, uma das universidades mais revolucionárias do período, onde também lecionaram Walter Gropius e Merce Cunningham, localizada na Carolina do Norte. A cúpula tinha sido originalmente criada 30 anos antes pelo Dr. Walther Bauersfeld, mas Fuller obteve as patentes dos Estados Unidos e é a grande responsável pela popularização da estrutura.

Epcot07

Pouca gente sabe, mas o Epcot Center_ uma das atrações mais conhecidas do Walt Disney World_ é uma cúpula geodésica

 Os desenhos esféricos que podem sustentar seu próprio peso, foram logo notados pelo governo dos EUA, que contratou a empresa do arquiteto, a Geodesic Inc. , para fazer pequenas cúpulas para o exército. Por quase 50 anos, Fuller desenvolveu muitos projetos e invenções que se concentravam em habitação de baixo custo e transporte, que refletiam sua dedicação pessoal às questões ambientais. Ele também gravou os seus pensamentos num diário_chamado de Chronofile Dymaxion_, e o autor de outras vinte e oito outras publicações.

Leia a matéria Homens ao mar e saiba mais sobre a cidade flutuante projetada por Buckminster Fuller