icon-plus
Coca-cola (2014), Márcio H Mota (Foto: Divulgação)
Postado em 20/01/2016 - 5:40
Imagens de luz
Zipper recebe Imagem em Processo, primeira individual de Márcio H Mota na galeria paulistana; mostra reúne seis obras de vídeoarte

Se a imagem, à primeira vista, ocupa em nossa mente um campo estático e bidimensional, para Márcio H Mota, ela está em um constante processo de apropriação e desconstrução. Primeira individual do artista brasiliense na Zipper Galeria, Imagem em Processo se propõe a tratar esta forma de representação como um acontecimento com distintos significados dependendo o contexto em que se encontra. A mostra reúne seis trabalhos de videoinstalação que dialogam com o lúdico, a fantasia e o fantasmagórico.

No trabalho de Márcio, a luz tem um papel anterior ao vídeo. É por meio dela que a obra de arte ganha sua plasticidade e transforma o espaço em que está inserida. Segundo o artista, podemos até mesmo falar de um trabalho instalativo, em que, por meio das imagens em movimento, o espectador pode construir suas próprias narrativas.

Como desdobramento de uma pesquisa que tem como foco o microcosmo do vídeo, Márcio se apropria das paletas pictóricas de pixels em movimento para dar forma à sua imagem-luz. A projeção em fumaça e em objetos variados, como bonecas e garrafas, cria a materialidade em seu trabalho e constrói novas formas de apresentação e recepção da obra.

Se a estética tem um lugar importante em sua produção, a política também está presente em sua obra por meio da desconstrução de filmes tradicionais da cinematografia e da utilização de elementos “clichês”. Em Coca-Cola (2014), por exemplo, o artista usa a trilha sonora e a linha de pixels do filme Rambo II, trabalhando com a reverberação de luz em sincronia com o áudio. O filme aparece novamente na obra Cores Bélicas (2014), na qual Marcio estica verticalmente as linhas de pixels horizontais do longa-metragem.

Serviço
Até 20 de fevereiro de 2016
Zipper Galeria Rua Estados Unidos, 1.494, São Paulo
Tel. (11) 4306-4306
De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h