icon-plus
Postado em 01/02/2016 - 11:58
Seres híbridos
Leila Monsegur apresenta Zoociedade nas paredes do Sesc Santana

A artista argentina, Leila Monsegur, radicada em São Paulo, apresenta até 21 de fevereiro, sua mais nova construção: zoociedade. Uma intervenção, que acontece nas paredes do Foyer das Artes, no Sesc Santana. Realizado no espaço do Teatro do Sesc Santana, onde a linha ganha um caráter poético e musical, a artista oferece-nos a entrada num universo sinestêsico. O tema escolhido, oferece um nexo entre as linguagens, levantando questões sobre nossa própria humanidade, a fruição e a produção de arte na contemporaneidade.

Fruto de um jogo de palavras e da interação entre artes visuais e música, “Zoociedade”, nasceu da pesquisa da artista, na qual seres antropomorfos, zoomorfos nos oferecem um reflexo do tempo em que vivemos. As criaturas híbridas fazem parte da imaginação humana nos mitos, nas teogonías e totens.

O lado “animal” nos assombra desde os primórdios. Onde começa o humano e acaba o animal? A artista propõe um paralelismo entre os seres híbridos representados e a produção contemporânea, oferecendo uma metáfora representativa da fusão das linguagens artísticas. Existe um limite que demarque as áreas? Onde termina o desenho? Onde começa a pintura? E a música? Percebemos paisagens sonoras ou barulho?

Os traços se entrelaçando, sobrepondo, percorrendo a parede em branco propõem uma metáfora social, não isenta de humor, com seus fluxos, divisões e justaposições, narrando limites e tramas. A delicadeza do traço contrasta com as expressões barulhentas dos seres antropomorfos representados, que nos revelam simbolicamente seus diversos caracteres. O trabalho se desenvolve em um diálogo entre a linha e a artista, em um work in progress que a escuta atenta faz parte da criação plástica. Desenho e música se misturam no silêncio da superfície, nos sons que surgem na pausa do branco da parede. Cabe ao espectador interpretar a peça.

Serviço
Zoociedade
Até 21 de fevereiro de 2016
Foyer das Artes, Sesc Santana
Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Jardim São Paulo, SP
Terça a sábado das 10 às 20h, domingos e feriados das 10 às 17h