icon-plus
Postado em 03/02/2016 - 8:00
Sesc Vila Mariana recebe debate sobre feminismo negro
Evento acontece quarta-feira (3) e encerra série de bate-papos do projeto Raízes Diaspóricas

O Sesc Vila Mariana finaliza no dia 3 de fevereiro o projeto Raízes Diaspóricas, programação paralela à exposição Zumbi – A Guerra do Povo Negro, em cartaz na unidade. O derradeiro bate-papo abordando questões sobre a cultura e as vivências dos afrodescendentes, sua história e heranças, acontecerá na Praça de Eventos, às 19h, com as participações de Djamila Ribeiro, Patrícia Anunciada e Roberta D’Alva, como mediadora, debatendo as questões mais importantes do feminismo negro. A participação no bate-papo é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição ou retirada de ingressos.

O ciclo de bate-papos Raízes Diaspóricas apresenta-se ao público com temáticas que buscam revitalizar, repensar e discutir a tradição afrodescendente na sociedade e cultura contemporânea, a fim de possibilitar ações e práticas concretas de intervenção. A ação aprofunda e intensifica as questões levantadas pela exposição Zumbi – A Guerra do Povo Negro, que tem curadoria do jornalista Audálio Dantas, com ilustrações de Fernando Vilela e fotografias de Tiago Santana.

As primeiras atividades do Raízes Diaspóricas contaram com conversas entre Renato Araújo e Danilo Marques (debatendo Quilombos, História e Resistência, no dia 13), Rosana Paulino e Salloma Salomão (conversando sobre A Representação do Negro nas Artes, no dia 20) e Dennis de Oliveira e Eunice Ap. de Jesus Prudente (População Negra: Cultura e Sociedade, dia 27).

No dia 3 de fevereiro, a série de bate-papos Raízes Diaspóricas terá seu último encontro, com o debate “Feminismo Negro”, em que a escritora e filósofa Djamila Ribeiro e a professora Patrícia Anunciada conversarão com o público sobre a atuação dos movimentos ativistas e feministas negros, atualizando e revitalizando as pautas, e apresentando as reivindicações e desafios frente à sociedade contemporânea.

Djamila Ribeiro é mestranda em Filosofia Política na Unifesp e feminista negra. Escreve para o Escritório Feminista da Carta Capital.

Patrícia Anunciada é formada em Letras pela PUC-SP e pós-graduada em Língua e Literatura pela UNICAMP. Atualmente é professora das redes estadual e municipal, nas quais desenvolve projetos voltados para a valorização da cultura afro-brasileira. Desenvolve pesquisas nas áreas de feminismo e literaturas negro-brasileiras e africanas. É colaboradora da página “Blogueiras Negras”, na qual publica artigos sobre feminismo negro e literatura.

Roberta Estrela D’Alva é bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo Frente 3 de Fevereiro. É idealizadora do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro Slam brasileiro.

Todos os bate-papos são abertos ao público interessado e acontecem de forma gratuita, na Praça de Eventos do Sesc Vila Mariana.

Serviço
Bate-papo com Djamila Ribeiro e Patrícia Anunciada
Mediação de Roberta Estrela D’Alva
Dia 3 de fevereiro, quarta-feira, às 19h
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo
Praça de Eventos (capacidade: 250 lugares)