icon-plus
Postado em 04/02/2016 - 8:31
Simbologias do Brasil
Em cartaz no MAR, exposição Trair Macunaíma e avacalhar o Papagaio, de Fernando Lindote, reflete sobre imaginário brasileiro e cultura de massa

Qual a relação que Zé Carioca pode ter com arte contemporânea? Na obra de Fernando Lindote, o papagaio criado pela Disney, em 1942, – quando os Estados Unidos buscavam ampliar o poder simbólico de políticas culturais e de diplomacia com a América do Sul – é a partida para sua nova exposição em cartaz no Museu de Arte do Rio. Lindote foi aluno de Renato Canini, principal ilustrador brasileiro do pássaro que virou símbolo da malandragem fluminense, e tal experiência foi marcante ao ponto do artista gaúcho dedicar parte da sua produção ao tema.

Com curadoria de Paulo Herkenhoff e cocuradoria de Clarissa Diniz e Leno Veras, a mostra Fernando Lindote: trair Macunaíma e avacalhar o Papagaio reúne cerca de 180 obras, entre desenhos, ilustrações, pinturas, esculturas e objetos diversos.  Algumas delas apresentam a ave com operações mórficas, que visam estabelecer “um diálogo com o imaginário constituído desde a chegada do europeu em nosso continente, o que originou alegorias da América, simbologias do Brasil e representações do Rio de Janeiro”, conta o texto da mostra. A obra do artista que nomeia a exposição aponta a profunda relação da arte brasileira com a iconografia estrangeira que sempre debruçou seu olhar sobre a natureza tropical.

Além de Lindote, outros artistas integram a exposição como J. Carlos, Rivane Neueschwander, Glauco, Cláudio Tozzi, Francisca Manuela Valadão, Albert Eckhout, Sérgio Allevato, Walmor Corrêa, Milton Guran, Ana Miguel, assim como exemplares de gibis do Zé Carioca, revista Cacique, O Pasquim e trechos do filme Saludos, amigos (Disney, 1948).

Serviço
Fernando Lindote: trair Macunaíma e avacalhar o Papagaio
Até 24 de abril
Museu de Arte do Rio – MAR
Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3031-2741