icon-plus
Postado em 18/02/2016 - 10:41
Ocupação Itaú Cultural homenageia trajetória de Luiz Sergio Person
Programação paralela à mostra terá exibição de filmes e reencenação de peças

A 28ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural explora a trajetória de Luiz Sergio Person (1936-1976) – artista paulistano que marcou tanto o cinema quanto o teatro brasileiro. Elaborada em parceria com a família do homenageado, a exposição fica em cartaz na sede do instituto, em São Paulo, entre os dias 20 de fevereiro e 3 de abril de 2016. No fim de semana de abertura, a programação paralela da mostra traz sessões de leitura dramática de uma das peças realizadas pelo diretor – Orquestra de Senhoritas.

Nos anos 1960, Person dirigiu dois longas-metragens que estão entre os maiores filmes da história do cinema nacional: São Paulo Sociedade Anônima (1965) e O Caso dos Irmãos Naves (1967). O primeiro tem como protagonistas o ator Walmor Chagas e a própria capital paulista da virada da década de 1950 para a de 1960 – época em que a cidade vivia o início de seu acelerado processo de industrialização. A segunda obra, por sua vez, reproduz a tragédia verídica de dois irmãos que, injustamente acusados de assassinato, foram presos e torturados em Araguari, Minas Gerais.

Além de apresentar o processo de criação desses e de outros trabalhos – e de abrir espaço para os projetos inacabados do diretor –, a exposição aborda a carreira do artista no teatro: em 1973, Person fundou o Auditório Augusta, casa de espetáculos que se tornou referencial na cena paulista. Foi lá que ele encenou, entre outras peças, Orquestra de Senhoritas – cujo texto serve de base para uma leitura dramática apresentada no fim de semana de abertura da mostra (dias 20 e 21 de fevereiro).

Escrito em 1962 pelo francês Jean Anouilh, o espetáculo foi adaptado e encenado por Person em 1974. A narrativa gira em torno dos problemas pessoais dos membros de uma orquestra contratada para tocar numa cidade de veraneio da França. Apesar de ser protagonizada sobretudo por personagens femininas, na versão de Person a peça contou com um elenco formado totalmente por homens. A leitura promovida pela Ocupação é dirigida por Elias Andreato e reúne atores como Ivo Müller, Cassio Scapin e Nilton Bicudo.

Serviço
Ocupação Person
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, São Paulo
De 20 de fevereiro a domingo 3 de abril
De terça a sexta, das 9h às 20h [permanência até as 20h30]; sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h