icon-plus
Obra de Giancarlo Neri (Foto: Divulgação)
Postado em 01/03/2016 - 9:34
Giancarlo Neri e Massimo Rizzuto exibem obras no Oi Futuro Flamengo
Trabalhos ocupam área externa da instituição carioca até dia 1 de maio

O Oi Futuro no Flamengo recebe obras dos artistas italianos Giancarlo Neri e Massimo Rizzuto, em parceria com o Instituto Italiano di Cultura. Com curadoria de Alberto Saraiva, as obras ocupam os espaços de arte pública do centro cultural até o dia 1º de maio.

A obra “Barroco elétrico”, de Giancarlo Neri, ocupará o Grande Campo, hoje um dos principais espaços permanentes de arte pública da cidade. Com 10 metros de altura, o projeto se apropria da imagem do poste de energia elétrica que está localizado próximo à entrada do prédio do Oi Futuro e que aparece no campo de visão de quem olha para o Grande Campo. “Quando fui convidado para fazer uma obra para o Grande Campo eu já sabia quem iria ser o protagonista absoluto do meu trabalho. Na verdade, acho que ele também o sabia. “If you can’t beat them, join them” (se você não pode vencê-los, junte-se a eles)”, explica Giancarlo Neri.

Já o espaço Tech_Nô recebe a obra “Stringhe #8” (“Cadarços #8”), do artista Massimo Rizzuto. A exposição lança o olhar sobre o homem e a sua condição de ser ligado aos outros, apesar da inevitável solidão, conectado por fios sutis nos quais ele encontra a possibilidade de se conduzir.  Nesta realização, o homem, perenemente engajado na sua procura do sentido, o faz sem retórica, sem peso especifico, sem espasmos. A obra de Rizzuto apresenta o vazio e o ar, a luz e a sombra em uma alternância ininterrupta.

“No centro do meu trabalho está o Homem. Busco representá-lo em sua forma positiva, poética, filosófica, pois a forma feia já é conhecida por todos. Utilizo um fio de ferro para criar o espaço vital em que meus protagonistas ganham vida”, conta Massimo Rizzuto. “Os meus mundos podem ter infinitas formas e pela primeira vez decidi fechar meu trabalho em uma vitrine. Não vejo a hora de ver o resultado”, complementa o artista.

Serviço
Oi Futuro – área externa
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
1º de março a 1º de maio
De terça a domingo, 11h às 20h