icon-plus
Sandcastle #10, da série Sandcastles, 2014 (Foto: Sikkema Jenkins & Co., New York Art © Vik Muniz)
Postado em 10/03/2016 - 3:58
A arte da ciência
Vik Muniz integra time de artistas do Media Lab M.I.T e apresenta obras no High Museum de Atlanta

Vik Muniz é conhecido por realizar fotografias em materiais e métodos pouco convencionais. O High Museum, em Atlanta, recebe uma retrospectiva do carioca que inclui, entre outras obras, imagens de bactérias e células cancerígenas. Batizada de Colonies, a série usa os microorganismos para criar uma espécie de padronagem e é resultado da pesquisa que Muniz realiza no Media Lab, do Massachusetts Institute of Technology, uma das universidades mais respeitadas do mundo. A obra foi feita em parceria Tal Danino, bioengenheiro do M.I.T.

“Vik disse ‘o que você quer realmente é uma imagem em que se pode ver o todo mas também os componentes individuais'”, declarou Danino em entrevista ao The New York Times. Isso significou tirar fotos em microscópios de altíssima definição de maneira que todos os núcleos de todas as células pudessem ser vistos na impressão. Mas o método para realizar os padrões complexos das fotografias não existia na literatura científica, de acordo com Danino. Então ele e Muniz criaram uma técnica de estêncil, na qual as células se proliferam criando uma “estampa”.

cells
Liver (Hepatocytes) Cell Pattern 1, da série Colonies , 2014, e detalhe (Foto: Sikkema Jenkins & Co., New York)

Muniz está entre os mais de 30 artistas, incluindo Tomás Saraceno e Anicka Yi, convidados pelos laboratórios do M.I.T desde a criação do Center for Art, Science & Technology da instituição, em 2012. Além do trabalho desenvolvido com Danino, o artista, ao lado do pesquisador e também artista Marcelo Coelho, conseguiu desenhar castelos em grãos de areia, depois de dois anos de pesquisa com diversos tipos de laser – série Sandcastles também integra a retrospectiva. A curadoria foi por conta de Brett Abbott, que optou por contrastar as fotografias microscópicas com a série Earthworks, que mostra desenhos monumentais feitos com escavadeiras e fotografados de um helicóptero.

A retrospectiva fica em cartaz até 21 de agosto. Mais informações no site do museu.