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Postado em 08/12/2011 - 5:04
A Arte Salva no Congresso
Mariel Zasso

Eduardo Srur e alunos da UnB utilizam o espelhos d’água do Congresso Nacional como espaço de intervenção artística

Oficina A Arte Salva 2

As bóias sendo preparadas na oficina na UnB, no início de novembro. (Foto: divulgação)

A primeira intervenção colaborativa de Eduardo Srur muda o tradicional cartão postal do Congresso Nacional. São 360 bóias salva-vidas distribuídas nos espelhos d’água, o resultado da convocatória do artista aos estudantes da UNB, marcada para a tarde de hoje, durante a palestra que fez na instituição no dia 22 de novembro.

As bóias laranjas foram adesivadas com a frase “A ARTE SALVA” e numeradas. O artista, que convocou 300 voluntários para a execução, considera que “a arte transcende a política” e a utilização do espaço público como meio para sua execução é um direito legítimo. O Congresso, lembra ele, é “a Casa do Povo”.

Eduardo Srur é conhecido por suas intervenções desconcertantes no espaço urbano: as garrafas PET gigantes no Rio Tietê, o salva-vidas no monumento do Borba Gato, os caiaques tripulados por manequins no rio Pinheiros e o ataque às vacas da Cow Parade com o “Touro Bandido”. Num passo a mais de sua trajetória, com a intervenção A Arte Salva, amplia sua pesquisa de arte pública, convidando os interessados a participar de oficinas preparatórias, que aconteceram na UnB, e a pensarem juntos o projeto. O requisito? Acreditar na arte como ferramenta de transformação.

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Intervenção de Srur no rio Tietê, em 2010. O plástico das escultura foi posteriormente reciclado e transformado em mochilas doadas a alunos da rede pública. (Foto: divulgação)

Saiba mais no site de Srur.