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Postado em 06/09/2011 - 5:52
Abaixo a criatividade em letras e imagens
Uma seleção de livros, filmes e sites que consultamos para montar a edição 01 de seLecT

 

Critique of Creativity

Gene Ray e Ulf Wuggenig (org.). MayFlyBooks, 2011

Coleção de ensaios sobre o ressurgimento dos mitos da criatividade, que se propõe fazer a crítica dos impulsos populistas mobilizados em torno da indústria criativa. Disponível em http://bit.ly/bag22.

Media Piracy in Emerging Economies

Joe Karaganis (org.). The Social Science Research Council, 2011

Relatório feito por 35 pesquisadores e nove instituições de diversos países, mostra que os preços altos dos bens midiáticos, baixos rendimentos e difusão de tecnologias digitais baratas são os ingredientes principais da pirataria.

Retromania: Pop Culture’s Addiction to Its Own Past

Simon Reynolds. Faber & Faber, 2011

O crítico de música inglês que cunhou o termo pós-punk analisa em seu novo livro a indústria do revival: das novas formações de bandas há muito extintas até os relançamentos e remakes musicais.

Unoriginal Genius

Marjorie Peloff. The University of Chicago Press, 2010

A respeitada crítica literária argumenta que, no contexto hiper- informacional de hoje, o gênio individual começa a dar lugar à citação, à reciclagem e outras formas de mediação na literatura.

Everyone Is a Designer in the Age of Social Media

Geert Lovink e Mieke Gerritzen (org.). BIS Publishers, 2010

Os autores afirmam que o desejo de democratizar o design tornou-se realidade e anunciam o surgimento de um novo movimento estético colaborativo que combina visualidade guiada social, tecnológica e economicamente.

Appropriation – Documents of Contemporary Art
David Evans (org.). Whitechapel Gallery e The MIT Press, 2009

O legado de roubar imagens e formas é lastreado nas estratégias apropriacionistas dos anos 1980, de Sherrie Levine a Cindy Sherman, até as fotomontagens das vanguardas, de Duchamp e Picabia a Cildo Meireles e Martha Rosler.

Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento

Ana Carla Fonseca Reis (org.). Itaú Cultural, 2008

Apresenta diversos pontos de vista acerca do conceito de economia criativa, discutindo suas práticas à luz do saber de pensadores de diferentes realidades locais. Disponível em http://bit.ly/bag03

Tecnobrega – O Pará Reinventando o Negócio da Música

Ronaldo Lemos e Oona Castro. Editora Aeroplano, 2008

O livro conta a história do gênero musical paraense, que é produzido em estúdios na periferia de Belém e distribuído nos camelôs da cidade, e mostra a importância de modelos alternativos de negócios na indústria cultural brasileira.

Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy

Lawrence Lessig. Penguim USA, 2008

O advogado e criador do projeto Creative Commons mostra como as operações de remixagem revitalizam o sentido de comunidade e de bem comum, indicando novos formatos de sociabilidade e criação.

The Culture of Copy

Hillel Schwartz. MIT Press, 1997

Tentativa de esclarecer o fascínio ocidental por réplicas, duplicatas e cópias de todo tipo. Por meio de análise histórica e estudos de caso da cultura contemporânea, Schwartz investiga falsificações, manequins, clonagem, camuflagem, replay instantâneo, imitações e museus de cera.

F for Fake – Verdades e Mentiras

Direção: Orson Welles, 1973. Distribuição: Continental

O filme retrata o excêntrico falsificador de arte Elmyr de Hory, autor da biografia de Howard Hughes – a mais famosa falsificação da década de 1970 – e seu confidente Clifford Irving. Faz o espectador titubear o tempo todo e perder a referência entre falso e verdadeiro no filme.

Contos: Ficções, Jorge Luis Borges. Cia das Letras, 2007; A Coleção Particular, Georges Perec. Cosac Naify, 2005

Na web

A Sociedade do Espetáculo

http://bit.ly/bag21

Dial H-i-s-t-o-r-y

http://bit.ly/bag05

Steal This Film

http://bit.ly/bag07

Remix Theory

http://bit.ly/bag14