Critique of Creativity
Gene Ray e Ulf Wuggenig (org.). MayFlyBooks, 2011
Coleção de ensaios sobre o ressurgimento dos mitos da criatividade, que se propõe fazer a crítica dos impulsos populistas mobilizados em torno da indústria criativa. Disponível em http://bit.ly/bag22.
Media Piracy in Emerging Economies
Joe Karaganis (org.). The Social Science Research Council, 2011
Relatório feito por 35 pesquisadores e nove instituições de diversos países, mostra que os preços altos dos bens midiáticos, baixos rendimentos e difusão de tecnologias digitais baratas são os ingredientes principais da pirataria.
Retromania: Pop Culture’s Addiction to Its Own Past
Simon Reynolds. Faber & Faber, 2011
O crítico de música inglês que cunhou o termo pós-punk analisa em seu novo livro a indústria do revival: das novas formações de bandas há muito extintas até os relançamentos e remakes musicais.
Unoriginal Genius
Marjorie Peloff. The University of Chicago Press, 2010
A respeitada crítica literária argumenta que, no contexto hiper- informacional de hoje, o gênio individual começa a dar lugar à citação, à reciclagem e outras formas de mediação na literatura.
Everyone Is a Designer in the Age of Social Media
Geert Lovink e Mieke Gerritzen (org.). BIS Publishers, 2010
Os autores afirmam que o desejo de democratizar o design tornou-se realidade e anunciam o surgimento de um novo movimento estético colaborativo que combina visualidade guiada social, tecnológica e economicamente.
Appropriation – Documents of Contemporary Art
David Evans (org.). Whitechapel Gallery e The MIT Press, 2009
O legado de roubar imagens e formas é lastreado nas estratégias apropriacionistas dos anos 1980, de Sherrie Levine a Cindy Sherman, até as fotomontagens das vanguardas, de Duchamp e Picabia a Cildo Meireles e Martha Rosler.
Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento
Ana Carla Fonseca Reis (org.). Itaú Cultural, 2008
Apresenta diversos pontos de vista acerca do conceito de economia criativa, discutindo suas práticas à luz do saber de pensadores de diferentes realidades locais. Disponível em http://bit.ly/bag03
Tecnobrega – O Pará Reinventando o Negócio da Música
Ronaldo Lemos e Oona Castro. Editora Aeroplano, 2008
O livro conta a história do gênero musical paraense, que é produzido em estúdios na periferia de Belém e distribuído nos camelôs da cidade, e mostra a importância de modelos alternativos de negócios na indústria cultural brasileira.
Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy
Lawrence Lessig. Penguim USA, 2008
O advogado e criador do projeto Creative Commons mostra como as operações de remixagem revitalizam o sentido de comunidade e de bem comum, indicando novos formatos de sociabilidade e criação.
The Culture of Copy
Hillel Schwartz. MIT Press, 1997
Tentativa de esclarecer o fascínio ocidental por réplicas, duplicatas e cópias de todo tipo. Por meio de análise histórica e estudos de caso da cultura contemporânea, Schwartz investiga falsificações, manequins, clonagem, camuflagem, replay instantâneo, imitações e museus de cera.
F for Fake – Verdades e Mentiras
Direção: Orson Welles, 1973. Distribuição: Continental
O filme retrata o excêntrico falsificador de arte Elmyr de Hory, autor da biografia de Howard Hughes – a mais famosa falsificação da década de 1970 – e seu confidente Clifford Irving. Faz o espectador titubear o tempo todo e perder a referência entre falso e verdadeiro no filme.
Contos: Ficções, Jorge Luis Borges. Cia das Letras, 2007; A Coleção Particular, Georges Perec. Cosac Naify, 2005
Na web
A Sociedade do Espetáculo
http://bit.ly/bag21
Dial H-i-s-t-o-r-y
http://bit.ly/bag05
Steal This Film
http://bit.ly/bag07
Remix Theory
http://bit.ly/bag14