Ada Lovelace Day começou!

Nina Gazire

Publicado em: 06/10/2011

Categoria: Da Hora, se linka

Evento celebra a história de Ada Lovelace, inventora da primeira linguagem de programação da história

Ada Lovelace -select

Retrato da Condessa Ada Lovelace pintado por Margaret Sarah Carpenter

Ontem faleceu um dos grandes nomes da computação atual. Steve Jobs criou a Apple ao lado de Steve Wozniak na garagem de sua casa em um verão de 1976. Ao lado de Alan Turing, Bill Gates, Linus Trovald, ele é um dos grandes homens do mundo da informática. Mas você conhece alguma grande mulher da indústria eletrônica ou das ciências da computação?

Pouquíssima gente sabe, mas a primeira linguagem de computação foi inventada por uma mulher. Ada Augusta Byron King _ condessa de Lovelace e filha do famoso poeta romântico Lord Byron _ foi uma condessa britânica que viveu entre 1815 e 1852 considerada a primeira pessoa a criar um programa de computador na história ocidental. Durante o período que esteve envolvida com o projeto de Charles Babbage, ela desenvolveu algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Desde 2009, Ada Lovelace é celebrada data comemorativa anual_ o The Ada Lovelace’s Day_ que é difundida por uma comunidade internacional de pesquisadoras, blogs, fóruns de discussão, artistas e ativistas. A iniciativa foi criada pela blogueira e ativista britânica Suw Charman-Anderson

Este ano o Ada Lovelace Day  é comemorado em 7 de outubro.  O evento pede que blogueiros e garotas interessadas na história de Ada compartilhen  suas  histórias sobre uma mulher – seja um engenheira, uma cientista, um técnica ou matemática – que tenha te inspirado a se tornar quem você é hoje. Vale escrever um post em seu blog, gravar um podcast, filme,  vídeo, desenhar uma história em quadrinhos, ou escolher qualquer outra forma de falar sobre as mulheres importantes do mundo das ciências.

Para contribuir com a história basta acessar o site http://findingada.com

Confira a entrevista com a criadora do Ada Lovelace Day

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.