icon-plus
Identidade visual do Espaço Transversal
Postado em 05/09/2017 - 5:21
Além da feira
Conversas ArtRio, iniciativa realizada em parceria com a seLecT e Canal Curta!, consolida feira de arte como espaço para debate
Luana Fortes
Participantes das Conversas ArtRio

Além de um evento comercial, feiras de arte cada vez mais se posicionam no universo artístico como verdadeiros articuladores de debate. Com a ArtRio 2017, não será diferente. A partir de uma parceria com a seLecT e o Canal Curta!, acontecem as Conversas ArtRio no Espaço Transversal, sala multiuso pensada especialmente para a ocasião.

Assuntos recorrentes da arte são problematizados em mesas de debate, com a participação de curadores, diretores de museu e pesquisadores da área, diante de mediação da equipe seLecT. Para dar início à rodada de bate-papos, em 14/9 (quinta-feira) às 17h, o museu entra em pauta. Com mediação de Marion Strecker, editora da seLecT, desenrola-se a conversa Museu é o Mundo. Os profissionais Fernando Cochiaralle, curador do MAM-Rio, Kelly Taxter, curadora do programa Solo da ArtRio e do Jewish Museum em Nova York, e o artista Guga Ferraz discutem as funções de instituições desse tipo no século 21, passando pela aquisição de obras e pela gestão de acervos.

Dando continuidade ao ciclo, em 14/9 (quinta-feira) às 19h, O Colecionismo Ativo propõe uma discussão sobre colecionadores que viabilizam iniciativas que escapam de planejamentos orçamentários de museus. Dessa vez, os participantes são Frances Reynolds, colecionadora e presidente da Inclusartiz, e o também colecionador José Olympio. A mediação é de Paula Alzugaray, editora da seLecT.

Já no dia 15/9 (sexta-feira) às 17h, o museu continua pautando as conversas em Museu Além do Museu, com mediação de Giselle Beiguelman, editora da seLecT. A mesa composta por Jochen Volz, curador da 32ª Bienal de São Paulo e da Pinacoteca de São Paulo, e pelo curador Paulo Herkenhoff debate as reconfigurações do museu na contemporaneidade, problematizando suas relações com a cidade e sua inserção política.

Por fim, acontecem mais duas mesas em 16/9 (sábado). Às 17h, Não Te Esqueças Nunca Que Eu Venho dos Trópicos, com título emprestado de uma obra de Maria Martins feita em 1942, traz embates entre o passado e o contemporâneo. Nessa conversa, são feitas revisões críticas da produção artística do Brasil, em relação às matrizes indígena e afro-brasileira. O artista Arjan Martins, a curadora Marta Mestre e Solange Farkas, curadora e diretora do Videobrasil, conversam com mediação de Paula Alzugaray. E às 19h são discutidos os pretextos que regem as formações de acervos particulares e os mecanismos para torná-los acessíveis em O Colecionismo: Público e Privado. Marion Strecker fala com Ana Gonçalves Magalhães, historiadora, professora e curadora, Fabio Szwarcwald, colecionador e diretor da EAV Parque Lage, e Ana Letícia Fialho, diretora do Departamento de Estratégia Produtiva da Secretaria da Economia da Cultura no Ministério da Cultura.

Se ainda pareceu pouco, a programação da parceria entre ArtRio, seLecT e Canal Curta! não para por aí. O Espaço Transversal também promove exibições de filmes do acervo do Videobrasil, com curadoria de Paula Alzugaray, vídeos e entrevistas do Canal Curta!, além de conversas e palestras com foco em design, organizadas pela IDA – Feira de Design do Rio.

Serviço
Conversas ArtRio
ArtRio Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro
Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Rio de Janeiro
De 13/9 a 17/9
artrio.art.br