icon-plus
Romain Duris e Anaïs Demoustier em Uma Nova Amiga (2014)
Postado em 17/02/2016 - 3:35
Amor às mulheres
Com temas controversos e a figura feminina em primeiro plano, o cineasta francês François Ozon ganha mostra abrangente no Caixa Belas Artes
Luciana Pareja Norbiato

Se o cinema é pródigo em títulos que buscam afirmar o valor da mulher e sua condição de protagonista na atualidade, um dos maiores representantes desse segmento é certamente o francês François Ozon. Um dos diretores mais ativos do cinema contemporâneo de seu país, ele retrata o universo feminino em suas produções por aspectos e personagens inusuais, que tensionam os valores do senso comum para abrir espaço para novas formas de existência.

Catherine Deneuve, de madame a ativista, contracena com Fabrice Luchini em Potiche (2010)
Catherine Deneuve, de madame a ativista, contracena com Fabrice Luchini em Potiche (2010)

Que o diga quem já assistiu filmes como Uma Nova Amiga (2014), em que Claire constrói uma relação sui generis com o viúvo cross dresser de sua melhor amiga. Ou no musical 8 Mulheres (2002), que, como o título entrega, traz oito atrizes de peso do cinema francês – Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Béart, Fanny Ardant, Virginie Ledoyen, Danielle Darrieux, Firmine Richard, Ludivine Sagnier e Dominique Lamure – na pele de personas femininas com envolvimentos distintos e muito particulares com o mesmo homem – ausente, tanto em suas vidas quanto do filme. Com direito a um beijo tórrido entre Ardant e Deneuve! Em Potiche – Esposa Troféu (2010), Catherine Deneuve mostra que qualquer mulher, mesmo madame e com gosto por moda e maquiagem, pode ter consciência de classe e se tornar ativa – e ativista.

As atrizes mais poderosas da França em 8 Mulheres (2002)
As atrizes mais poderosas da França em 8 Mulheres (2002)

Não assistiu a nenhum deles? Não tem problema: o Caixa Belas Artes exibe a partir desta quinta, 18/2, a mostra homônima ao cineasta, apresentando 18 produções de sua autoria, em curta e longa-metragem, rodadas entre 1994 e 2014. Estão lá desde filmes mais antigos, como Swimming Pool (2003), em que Ludivine Saigner contracena com uma afiada Charlotte Rampling, e O Amor em Cinco Tempos (2004), a história da dissolução de um casal ao longo do tempo, narrada de trás para frente; até o recentíssimo Uma Nova Amiga e o anterior, Jovem e Bela, cuja protagonista é uma moça de classe média que opta por ser prostituta.

A Mostra François Ozon é uma produção do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais, entidade sem fins lucrativos que realiza mostras, debates, oficinas e festivais de cinema. A programação completa você vê aqui, e o preço é camarada: R$ 10 por filme e R$ 30 o passaporte que dá direito a ver a mostra completa, até 2/3.