icon-plus
Fotografia de Ana Hupe (Foto: Ana Hupe)
Postado em 07/06/2016 - 1:35
Ana Hupe no CCBB-RJ
A artista apresenta sua mais nova instalação e um conjunto de trabalhos a partir da literatura feminina negra

O Prêmio CCBB Contemporâneo apresenta o nono dos dez projetos contemplados para a temporada 2015-2016: a instalação da carioca Ana Hupe, Leituras Para Mover o Centro que, com fotografia, vídeo e modos experimentais de leitura, quer destacar uma produção à margem – a literatura feminina negra.

“Pensando na escrita e no livro como transmissores de conhecimento e lugar de elaboração e reflexão que ajudam na prática de exercícios de descolonização, entrevistei mulheres negras que vivem na Alemanha e imigrantes africanas vivendo no Brasil sobre seus livros favoritos. Como eles ajudam na compreensão do lugar da fala dessas mulheres?”

Essa mesma pergunta orientou a série de retratos que Ana Hupe fez de 10 mulheres e um homem em Berlim e no Rio de Janeiro. Eles aparecem com as publicações da preferência deles. Cada fotografia é acompanhada de um texto fabular, em que a artista mescla a história verdadeira do entrevistado com trechos de fatos/personagens históricos.

Compõem ainda a instalação Dispositivos de Leitura, feita de alumínio para uma, duas e três pessoas, em que o livro pode ser lido pelo visitante em pé, deitado ou sentado, sem que ele precise segurá-lo, e duas bibliotecas nômades – estrutura de metal que se veste como uma mochila –, contendo cerca de 50 volumes cada uma, que podem ser usadas pelo público. Nelas, há títulos que serviram de referência para a mostra: literatura afro-brasileira, crítica literária pós-colonial, dicionários de línguas africanas, textos sobre religiosidades negras, entre outros.

Completa a exposição um vídeo da série Colonizados, que junta depoimentos das pessoas fotografadas com elementos tirados da natureza, como conchas, besouros, borboletas, penas, corais etc, coletados na África do Sul. Quarenta desses ítens estarão em exibição na instalação, assim como plantas de resistência que vivem na água e não precisam de luz.

Serviço
Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro
Até 20 de junho
De quarta a segunda-feira, das 9h às 21h
Tel.: (21) 3808-2020