icon-plus
Trabalho de Jesper Dyrehauge que integra à exposição (Foto: Divulgação)
Postado em 12/04/2016 - 2:05
Jesper Dyrehauge na Anita Schwartz Galeria de Arte
O artista dinamarquês faz sua primeira individual no Brasil e apresenta obras inéditas, produzidas no Rio de Janeiro, especialmente para a exposição

Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta a exposição do artista dinamarquês Jesper Dyrehauge, que faz sua primeira individual no Brasil. Com curadoria da também dinamarquesa Aukje Lepoutre Ravn, a mostra terá 22 obras inéditas, das quais 12 trabalhos foram produzidos no Rio de Janeiro, durante a residência realizada pelo artista, além de dez fotografias. O título da exposição é o símbolo ~, do latim, “que se refere a algo ser similar ou de mesma magnitude e, em inglês, lê-se como proximidade”, explica a curadora.

Com um trabalho singular, Jesper Dyrehauge faz das cenouras seu pincel, que aponta em formas geométricas – círculos, triângulos e quadrados – e usa como carimbo na tela de linho cru. “É um método para escapar das hierarquias e narrativas da pintura tradicional, e que permite imprevistos e sutis padrões que emergem do trabalho”, explica o artista.

As obras estarão expostas no espaço térreo da galeria, penduradas com espaçamento assimétrico entre si. “O alinhamento será de acordo com o seu centro, criando assim uma topografia rítmica por toda a sala, uma vez que os olhos seguem as linhas horizontais que dividem cada trabalho. As oscilações de cor e intensidade contribuem para esse ritmo”, diz Jesper Dyrehauge. “Eu quero enfatizar os pequenos detalhes e variações dos trabalhos. Todas as telas têm um tamanho diferente, algumas com apenas centímetros de diferença. As obras variam, claro, na composição das cores e na proporção, mas, muitas vezes, essa variação é bem pequena e direciona a atenção para um ritmo talvez mais lento de percepção”, ressalta o artista.

Serviço
Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, Rio de Janeiro
De 15 de abril a 21 de maio
De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados das 12h às 18h
Tel.: (21) 2274 3873