De encontro às origens

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Vendeiros reúne povos originários brasileiros ao redor da temática da sociobiodiversidade

Da redação
A Aldeia Delcio Gonçalves participa do XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (ECTCV) (Foto: Divulgação)

Durante a segunda quinzena do mês de julho, acontece um encontro de culturas brasileiras na Vila de São Jorge (Goiás), também conhecida por ser a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Será neste local que representantes de comunidades de todos os cantos do Brasil se reunirão para celebrar suas culturas e debater formas de preservação das mesmas. Dessa forma, surge uma rica programação que inclui apresentações culturais, alvoradas, congadas, oficinas, vivências indígenas, shows, mostras de filmes, exposições, apresentações teatrais, palestras e rodas de prosa, entre outras atividades. Nesse ano, o tema da XVII edição do encontro se dedica à sociobiodiversidade brasileira, ou seja, à junção das políticas sociais e de meio ambiente, e tem como foco as águas do Cerrado.

Batizado como Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (ECTCV), o evento inicia sua programação com a Aldeia Multiétnica, que acontece entre 15 e 21/7, um encontro de povos indígenas brasileiros, com o objetivo de fortalecer suas raízes. Dele, participam duas das maiores lideranças indígenas do Brasil, os caciques Raoni Metuktire e Aritana Yawalapiti.

XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (ECTCV) (Foto: Mariana Florencio)

 

Já entre 22 e 30/7, as ruas e palcos da Vila de São Jorge recebem o protagonismo da cultura popular. A comunidade do Sítio Histórico Kalunga assume as comemorações durante os dias 22 e 24/7 com o IV Encontro Quilombola da região da Chapada dos Veadeiros. Além disso, acontecem discussões sobre saúde, educação, cultura e sustentabilidade do povo Kalunga.

Serviço
XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (ECTCV)
Vila de São Jorge, Chapada dos Veadeiros – Goiás
De 15 a 30/7
ww.encontrodeculturas.com.br

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.