Art Basel 2017

Em um ano de destaque para a agenda de arte contemporânea, a mais importante feira de arte do mundo reúne cerca de 300 galerias internacionais

Ana Abril
Blue Star Linz (1980), de Otto Piene, na seção Unlimited da Art Basel 2017 (Foto: Instagram da Art Basel via @spruethmagers)

Aproveitando a agitada agenda artística europeia de 2017, que nesse ano recebe a Bienal de Veneza e a Documenta 14 em Kassel e Atenas, a feira de arte contemporânea mais importante do mundo acontece entre 13 e 18/6 (os dois primeiros dias com entrada reservada apenas para convidados). Além da movimentação financeira promovida pelas 291 galerias que se reúnem em Basel, a cidade suíça também estará nutrida por performances e exibições.

As majors brasileiras Bergamin & Gomide, Fortes D’Aloia & Gabriel, Galeria Marilia Razuk, Galeria Luisa Strina e A Gentil Carioca se juntam a outras galerias internacionais como Matthew Marks Gallery, kamel mennour e Meyer Riegger para representar mais de 4 mil artistas.

Amerikkka (1991-2013), de Cildo Meireles, no stand da Galeria Luisa Strina

Com o intuito de quebrar a ideia de cubo branco, o stand de A Gentil Carioca consiste em uma passarela em L, um trabalho de João Modé. A passarela permite ao público passear pelo espaço e desfrutar dos trabalhos, de artistas como Laura Lima e Jarbas Lopes, dispostos em todo lugar: de obras saindo do chão até outras penduradas nas paredes. Já Cildo Meireles ganha remontagem de Amerikkka, instalação com chão de ovos e teto de balas de fuzil, realizada pela Galeria Luisa Strina.

O setor Features da feira consiste em projetos de artistas consagrados, que podem ser de exposições individuais até exibições temáticas, com curadoria realizada por galeristas. Um dos destaques deste setor é o artista cearense Leonilson, que tem individual realizada pela Galeria Marilia Razuk.

Serviço
Art Basel 2017
Messe Basel
Messeplatz 10 – Basileia (Suíça)
De 13/6 até 18/6
www.artbasel.com

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.