icon-plus
Gamboa 2 (detail), 2013-2015 de Beatriz Milhazes. Cortesia da artista e de James Cohan Gallery (Foto: Manuel Águas e Pepe Schettino)
Postado em 04/05/2016 - 7:21
Arte carioca no Jewish Museum
Esculturas da artista brasileira Beatriz Milhazes compõem a entrada do museu norte-americano
Ana Abril

O Jewish Museum, em Nova York, vive um carnaval fora de época. Pelas mãos da brasileira Beatriz Milhazes, a maior festa carioca foi transportada para o museu novaiorquino. Com uma mostra formada por objetos produzidos com materiais leves, coloridos e brilhantes, a artista imita a decoração dos carros alegóricos carnavalescos. Para este trabalho, entitulado Gamboa, Milhazes contou com a colaboração de um alegorista na criação dos objetos.

A intervenção artística é realizada na entrada do museu e dialoga com a exposição do também brasileiro Roberto Burle Marx. Já na recepção, os visitantes são envolvidos pelo reflexo da luz e o movimento das leves esculturas de Milhazes, cujos tentáculos estão pendurados pelo teto, dando a sensação de estarem vivos.

A mostra faz parte do projeto Using Walls, Floors, and Ceilings, que convida artistas de todo o mundo a criarem obras ou adaptaram seu trabalho para expô-lo no lobby do museu. Iniciada em 2013, a série já contou com a participação da brasileira Valeska Soares.

Com curadoria de Kelly Taxter e Jens Hoffmann, Gamboa estará exposta até 18 de setembro deste ano.

Serviço
Jewish Museum
1109 5th Ave at 92nd St – Nova York
Até 18 de setembro
De sexta-feira a terça-feira, das 11h às 17h45; quintas-feiras, das 11h às 20h