icon-plus
Postado em 30/10/2012 - 7:19
Arte iminente
Nina Gazire

O teórico indiano Homi K. Bhabha e o professor de história da arte Stephen Bann estão entre os palestrantes do Simpósio da 30ª Bienal de São Paulo

Homi_bhabha,0

 Homi k. Bhabha é um dos palestrantes do Simpósio da 30ª Bienal de São Paulo

No próximo dia 06 de novembro tem início um dos eventos mais importantes dentro da programação da 30ª Bienal de São Paulo. O Simpósio 30ª Bienal de São Paulo- A iminência das poéticas acontece no Sesc Belenzinho e está organizado em três eixos conceituais: “Iminências”, “Arte Contemporânea: disciplina e antidisciplina” e “Arquivar o Futuro”. Cada eixo terá palestrantes de diversos países que discutirão as três propostas que estão formatadas de acordo com a linha curatorial desta edição da Bienal.

Para discutir o eixo “Iminências”, a programação do simpósio traz ao Brasil o teórico indiano Homi K. Bhabha , professor de Língua Inglesa e Literatura, diretor do diretor do Centro de Humanidades Mahindra, e conselheiro sênior do presidente e reitor da Universidade Harvard, EUA. Autor de mais de 16 livros, Bhabha é um dos principais pensadores do pós-colonialismo na atualidade. O Pós-Colonialismo é conjunto de teorias que analisa os efeitos políticos, filosóficos, artísticos e literários deixados pelo colonialismo nos países colonizados. Bhabha é um dos pensadores a trabalhar com o conceito de hibridismo cultural, tendo como principal referência o teórico palestino de origem britânica Edward Said que estudou amplamente os efeitos do colonialismo no Oriente Médio.

Além de Bhabha, estarão presentes na palestra sobre o eixo “Iminência” o diretor do Centro de História e Teoria da Arte da Universidade de Paris, o italiano Giovanni Careri e o filósofo húngaro radicado no Brasil Peter Pál Pelbart. Nesta palestra será discutido como a prática artística produz seu significado mantendo o sentido no estado de potência: história e discurso artístico como chave da iminência. 

Já no eixo “Arte Contemporânea: disciplina e antidisciplina” serão discutidas questões como o tema de arte e disciplina ou “antidisciplina”, evocando questões como anacronismo e criação, o papel moderno do artista como sujeito “antidisciplinado” e a a situação do artista contemporâneo ante um mundo regido pela ideologia das expertises. 

Picture699

Stephen Bann-Professor da Universidade de Bristol-Inglaterra

Deste debate, a ser realizado no dia 7 de novembro, participa o professor emérito de História da Arte na Universidade de Bristol, o britânico Stephen Bann. A obra deste teórico realiza conexões entre a história da arte e da cultura visual e tem influenciado uma série de estudiosos do mundo da arte. Os livros The Clothing of Clio de 1984 , The Inventions of History, de 1990 e Romanticism and the Rise of History, de 1995, são considerados as obras mais importantes do professor e analisam como a arte e a história do século 19 determinaram os processos artísticos do século 20 até os dias de hoje. 

O Simpósio da 30ª Bienal será encerrado no dia 08 de novembro com as palestras referentes ao terceiro eixo denominado “Arquivar o futuro”. A última série de encontros debaterá os conceitos de arquivo, atlas e constelação, cada vez mais frequentes na materialização da arte contemporânea, abordando o estado do conhecimento das artes diante das práticas de arquivo e da lógica arquivista que prevalece em nossa cultura digital. As inscrições estão abertas a partir de quarta-feira, 31 de outubro, até domingo, 4 de novembro pelo site da Diverte Cultural. 

Confira abaixo a programação completa do Simpósio 30ª Bienal de São Paulo-A iminência das poéticas:

Onde: SESC Belenzinho – Rua Padre Adelino, 1.000 – Belém – São Paulo
Quando: 6, 7 e 8 de novembro
Quanto: gratuito
Informações: 11.2076-9700 / email@belenzinho.sescsp.org.br
Para informações, enviar e-mail para educativo@bienal.org.br
Inscrições: www.divertecultural.com.br (de 31 de outubro a 4 de novembro, sujeitas à lotação do teatro)

Iminências-06 de novembro de 2012

Tarde – 15h às 18h
15h: abertura com Luis Pérez-Oramas
15h30: palestrantes:
Homi Bhabha
Giovanni Careri
Peter Pál Pelbart
17h30: tempo para perguntas
18h: encerramento

Arte Contemporânea: disciplina e antidisciplina-07 de novembro de 2012

Manhã – 10h às 13h
10h: abertura com Luis Pérez-Oramas
10h30: palestrantes:
Stephen Bann
Nelson Brissac
Estrella de Diego
12h30: tempo para perguntas
13h: intervalo

Tarde – 15h às 18h
15h: abertura
15h30: palestrantes:
John Rajchman
Antonio Nóbrega
Maria Helena Bernardes
17h30: tempo para perguntas
18h: encerramento

Arquivar o futuro-08 de novembro de 2012

Manhã – 10h às 13h
10h: abertura com Luis Pérez-Oramas
10h30: palestrantes:
Raul Antelo
Adele Nelson
Angela Mengoni
12h30: tempo para perguntas
13h: intervalo

Tarde – 15h às 18h
15h: abertura
15h30: palestrantes:
Jaime Reyes: Arquivo Histórico José Vial Armstrong
Pilar Garcia de Germenos
Suely Rolnik
17h30: tempo para perguntas
18h: encerramento