Artesanato híbrido

Craft Design Rio, iniciativa desenvolvida pelo CRAB SEBRAE e IED, enfrenta preconceitos ao redor do trabalho artesanal

Luana Fortes
Oficina do projeto Craft Design Rio (Foto: Divulgação)

A nova iniciativa Craft Design Rio propõe o mapeamento e a qualificação da produção artesanal carioca. A partir de trabalhos inscritos no Prêmio Top 100 SEBRAE de Artesanato 2016, 60 artesãos foram selecionados pelo Instituto Europeo di Design (IED) em parceria com o Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) para participar de oficinas de inovação e design intensivo. Desde o começo de maio, o grupo participa de cursos, ministrados por professores do IED Lab, com supervisão de Fabiano Pereira, Adriana Fernandes e Daniel Pan, que combinam os conhecimentos de cada participante.

Craft Design Rio proporciona debates a respeito da produção contemporânea de artesanato, a despeito de possíveis preconceitos associados a essa prática. Trata-se de uma valorização da individualidade  e do conceito por trás de objetos produzidos, trazendo uma consequente aproximação com a área do design.

De acordo com Fabiano Pereira, diretor de novos negócios do IED, “o projeto revela novas oportunidades criativas de impacto e inovação social, comprovando que a produção local pode ocupar novos espaços de mercado através do trabalho de profissionais artesãos que dominam cada vez mais a linguagem projetual híbrida entre o artesanato e o design”.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.