Postado no dia 3 de Novembro de 2011 - 17h11m
Atualizado no dia 3 de Novembro de 2011 - 17h57m

7º Festival Internacional de Quadrinhos de BH

Super-heróis, vilões, personagens de todos os estilos e até a Turma da Mônica invadem a capital mineira

Texto: Nina Gazire • PÁGINA 1 de 1

Um dos maiores festivais de quadrinhos da América Latina celebra o sucesso da Turma da Mônica

Fiq7

A partir do dia 9 de novembro, a cidade de Belo Horizonte sedia o 7º FIQ-Festival Internacional de Quadrinhos. O Festival que é bienal e acontece desde 1999, nesta edição homenageia o cartunista Maurício de Souza que estará acompanhado da turma da Mônica em uma palestra especial marcada para acontecer no evento de abertura. Este ano os personagens mais famosos dos quadrinhos brasileiros completam 52 anos de existência e recentemente a revista Turma da Mônica Jovem , produzida em estilo Mangá, se consagraou como a mais vendida no mercado de quadrinhos nacional.

O Festival também traz a capital mineira cerca de 69 artistas do Brasil e de países como o Estados Unidos, Coreia do Sul, França, Argentina e Espanha.  Fábio Moon e Gabriel Bá, responsáveis pelo comic 10 Painzinhos e vencedores do prêmio Eisner, a americana Jill Thompson, ilustradora do famoso Sandman de Neil Gaiman, o argentino Horacio Altuna e o brasileiro Marcelo Lélis são alguns dos nomes que estarão no FIQ 2011. Além destes artistas, destaca-se a presença de Eddie Berganza, escritor da DC Comics e C. B. Cebulski , edtior da Marvel, que estarão no Festival analisando portfólios e dando dicas sobre o mercado dos quadrinhos.

 Além da homenagem a Maurício de Souza, o Festival realiza atividades especiais que celebram a produção da Coréia do Sul. As quadrinistas sul coreanas Chon Kye-young e Park Sang-sun  participam do Painel Coreia do Sul, onde falam sobre os HQs da Coreia. Dos dias 10 a 13 de novembro, os restaurantes populares de Belo Horizonte oferecem pratos inspirados na culinária coreana. Durante os cinco dias do evento acontecem mesas redondas, bate-papos, exposições e mais de 40 oficinas.

Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ)
9 a 13 de novembro – a partir das 10h
Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateubriand, 809 – Centro)
Mais informações: http://fiqbh.com.br/
ENTRADA FRANCA

Exclusivo on-line