Postado no dia 7 de Junho de 2012 - 18h13m
Atualizado no dia 10 de Junho de 2012 - 12h38m

Isto é subjetividade!

Por uma nova política da legendagem poética. Ou por uma nova poética da legendagem política

Texto: da redação seLecT • PÁGINA 1 de 2

Projeto feito em colaboração com o artista catalão Antoni Muntadas convida o público a legendar imagens jornalísticas

Istoe_onsubjectiviy

Com 18 imagens selecionadas do arquivo de fotojornalismo da revista semanal brasileira IstoÉ, o público é convidado a interpretar as imagens e postar as legendas no Flickr. Acesse: IstoÉ... Sobre a Subjetividade.

O projeto é uma reedição de On Subjectivity, de Muntadas. Em 1978, ele selecionou 50 imagens do livro The Best of Life (publicação de fotografias da revista norte-americana Life), extraiu as legendas e enviou-as por correio para diversas pessoas. Em carta, solicitava que elas lhe mandassem de volta uma interpretação – a legenda faltante – para essa imagem.

A reedição de On Subjectivity é parte dos procedimentos metodológicos da pesquisa de Doutorado de Paula Alzugaray, intitulada Estratégia de Reedição e Ativação de Arquivos na Arte Contemporânea, realizada no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.

A proposta visa não apenas a aplicação do projeto ao contexto brasileiro, mas também sua atualização ao universo da comunicação digital em rede. A reedição do trabalho torna-se uma estratégia para analisar as mudanças de paradigmas que se deram entre o contexto comunicacional das redes de arte postal e as redes sociais da internet.

O trabalho teve três versões: em 1978, os colaboradores da obra eram integrantes do mailing pessoal de Muntadas; em 1977, no Museu de Arte Contemporânea da USP, os participantes foram os visitantes do museu; e, em 2010, no Museo de Antioquia, em Medellín, na Colômbia, os colaboradores também foram os visitantes da exposição.

Agora é a sua vez. Legende as fotos!