Postado no dia 24 de Junho de 2012 - 17h36m
Atualizado no dia 25 de Junho de 2012 - 13h58m

Para mergulhar no Software Livre

seLecT fará cobertura especial do evento

Texto: Mariel Zasso • PÁGINA 1 de 4

Fórum Internacional Software Livre celebra em julho sua 13ª edição

Legenda: Na sua 13ª edição, o Fórum Internacional Software Livre – fisl, é o mais significativo encontro de comunidades de software livre na América Latina

Da motivação de um grupo de pesquisadores e ativistas pelo conhecimento compartilhado nasceu o que viria a se tornar o maior evento de Software Livre da América Latina. A primeira edição do Fórum Internacional Software Livre foi realizada no ano 2000, e surpreendeu os organizadores pelo interesse e participação.

Treze anos depois, o evento tornou-se um marco no calendário de interessados em tecnologias livres no mundo todo, tendo sediado inclusive encontros inusitados como o do então presidente Lula com o Peter Sunde, um dos três suecos que fundaram o The Pirate Bay, que na época acabara de ser acusado judicialmente por ajudar milhões de internautas a quebrar leis de direitos autorais.

A edição deste ano do fisl segue a tradição de evento montado comunitariamente - como funciona a maioria dos projetos de softwares livres, desenvolvidos, muitas vezes de modo voluntário, por comunidades de programadores - e tem sua grade de atividades proposta e curada pelos participantes. Qualquer pessoa pode propor uma atividade dentro das temáticas propostas pelo Fórum, e após encerrado o período de inscrições de palestrantes, estes são convidados a votar e escolher suas favoritas.

Sunde_select

Legenda: O jovem sueco fundador do Pirate Bay era perseguido no seu país quando encontrou Lula durante a 10ª edição do fisl, em 2009. (Foto: Mariel Zasso)

Além das propostas gerais, um comitê de programação convida palestrantes de renome internacional em suas áreas para complementar o time. Um dos responsáveis pelo nascimento da moeda peer-to-peer BitCoin , Amir Taaki, dois dos principais desenvolvedores do player VLC, Jean-Baptiste Kempf e Felix Paul Kuhne, além do presidente-fundador da Linux Foundation, um dos ídolos das comunidades de Software Livre, John Maddog Hall, são só alguns dos grandes nomes que passarão por lá.