Postado no dia 9 de Agosto de 2012 - 15h42m
Atualizado no dia 9 de Agosto de 2012 - 16h4m

Próxima parada: mobilidade

Confira o editorial de nossa edição de aniversário

Texto: Paula Alzugaray • PÁGINA 1 de 1

A mais nova edição comemora um ano de seLecT e traz o mundo móvel conectado como temática

Index_select7

Em agosto, seLecT faz um ano! Para festejar essa expressiva passagem do ano 1 para o ano 2, escolhemos como tema da edição a mobilidade: condição sine qua non de nosso tempo. Nômades, viajantes, caminhantes, migrantes, bikers, radicantes, mochileiros, transformistas, Ícaros, Pégasus, jornalistas drones, homens-seta, net-artistas e perseguidores de tornados são os nossos homenageados.

Nesse ano de passagem, vivemos a terceira geração da internet. Depois da web 1.0 (da qual fazem parte os sites de busca e os bancos de dados digitais) e da web 2.0 (à qual pertencem os sites de redes sociais), entramos na era da internet móvel, que, de 2010 para cá, fez surgir novos modelos de armazenamento e sociabilidade.

Fiel ao seu tempo, seLecT está repleta de ícones da mobilidade. Fotos do Instagram ilustram os pocket contos sobre amores móveis, assinados pelos escritores Antônio Xerxenesky, Joca Reiners Terron e Ronaldo Bressane, nosso repórter especial. Aeromodelos e outros dispositivos do jornalismo drone são revelados em reportagem de Nina Gazire. Se Tim Pool foi o pioneiro dessa nova forma de cobertura jornalística, fazendo imagens aéreas do Occupy Wall Street, seLecT é a primeira a revelar essa tendência ao público brasileiro.

Na edição da mobilidade, o frescor da notícia continua sendo uma marca de seLecT, que traz o que há de mais quente e recente em arte contemporânea. Como a ação pela ocupação de galerias de arte, protagonizada este ano por Aram Bartholl, que estampa o portfólio desta edição. Ou como a visão de um mundo móvel e interconectado, por Cássio Vasconcellos, que faz a imagem de nossa capa.

* Publicado originalmente na edição impressa #7.