Postado no dia 9 de Agosto de 2012 - 23h44m
Atualizado no dia 9 de Agosto de 2012 - 23h55m

As capas de Andy Warhol

Se estivesse vivo, o artista comemoria 84 anos no último dia 6 de agosto

Texto: Nina Gazire • PÁGINA 1 de 4

Conheça o lado design do rei da Pop Art, que fez do mundo da música algo para também se apreciar com os olhos

Velvet

Se estivesse vivo, Andy Warhol completaria 84 anos no último dia 6 de agosto. Como principal nome da arte pop, Warhol fez jus ao estilo e é sem dúvida um dos artistas mais conhecidos de todos os tempos, dispensando apresentações. Em homenagem ao aniversário do rei da Pop Art, a seLecT decidiu fazer uma comemoração diferente, fazendo uma seleção das capas de discos mais legais criadas pelo americano, que antes de ser um renomado artista plástico foi ilustrador_trabalhando para agências publicitárias da Madson Avenue e para revistas de moda, como por exemplo, a revista Vogue.

Tudo bem, todo mundo sabe que a capa de disco mais famosa criada por Warhol é do primeiro disco da banda nova-iorquina Velvet Underground_ grupo que o artista também empresariou. O que pouca gente sabe é que a capa_ que originalmente trazia uma banana que podia ser "descascada"_  foi alvo de discórdia entre os antigos membros da banda, Lou Reed e John Cale, e a Fundação Andy Warhol, responsável pelo espólio do artista após sua morte.

Cale e Reed abriram um processo em janeiro desse ano contra a Fundação, acusando-a de violar a marca registrada da famosa capa do "disco da banana" de The Velvet Underground & Nico (1967), primeiro álbum do grupo. Os membros da antiga banda alegaram que a fundação infringiu o design da capa ao licenciá-lo para terceiros, de acordo com a queixa registrada ontem em uma corte federal em Manhattan. De acordo com a ação judicial, a Warhol Foundation tem interesse sobre os direitos autorais. Já a banda diz que o design está em domínio público.

Ao todo, Warhol realizou e fez o projeto gráfico de mais de 100 capas de discos, comicionadas por diferentes gravadoras, dentre elas muitas dedicadas ao gênero do Jazz. Discórdias a parte, a seLecT escolheu outras capas feitas por Andy Warhol que fizeram história no mundo da música para além da famosa capa do Velvet Underground:

Count Basie (1956)