As capas de Andy Warhol

Crédito: Nina Gazire

Publicado em: 10/08/2012

Categoria: Selects, som

Conheça o lado design do rei da Pop Art, que fez do mundo da música algo para também se apreciar com os olhos

Velvet

Se estivesse vivo, Andy Warhol completaria 84 anos no último dia 6 de agosto. Como principal nome da arte pop, Warhol fez jus ao estilo e é sem dúvida um dos artistas mais conhecidos de todos os tempos, dispensando apresentações. Em homenagem ao aniversário do rei da Pop Art, a seLecT decidiu fazer uma comemoração diferente, fazendo uma seleção das capas de discos mais legais criadas pelo americano, que antes de ser um renomado artista plástico foi ilustrador_trabalhando para agências publicitárias da Madson Avenue e para revistas de moda, como por exemplo, a revista Vogue.

Tudo bem, todo mundo sabe que a capa de disco mais famosa criada por Warhol é do primeiro disco da banda nova-iorquina Velvet Underground_ grupo que o artista também empresariou. O que pouca gente sabe é que a capa_ que originalmente trazia uma banana que podia ser “descascada”_  foi alvo de discórdia entre os antigos membros da banda, Lou Reed e John Cale, e a Fundação Andy Warhol, responsável pelo espólio do artista após sua morte.

Cale e Reed abriram um processo em janeiro desse ano contra a Fundação, acusando-a de violar a marca registrada da famosa capa do “disco da banana” de The Velvet Underground & Nico (1967), primeiro álbum do grupo. Os membros da antiga banda alegaram que a fundação infringiu o design da capa ao licenciá-lo para terceiros, de acordo com a queixa registrada ontem em uma corte federal em Manhattan. De acordo com a ação judicial, a Warhol Foundation tem interesse sobre os direitos autorais. Já a banda diz que o design está em domínio público.

Ao todo, Warhol realizou e fez o projeto gráfico de mais de 100 capas de discos, comicionadas por diferentes gravadoras, dentre elas muitas dedicadas ao gênero do Jazz. Discórdias a parte, a seLecT escolheu outras capas feitas por Andy Warhol que fizeram história no mundo da música para além da famosa capa do Velvet Underground:

Count Basie (1956)

Warholbasie

Essa é uma coleção de  faixas gravadas pelo jazzista entre 1948 e 1950 e foi lançada tanto como um LP e um EP de três discos. Na Europa, o conjunto foi lançado em três EPs separados. O desenho da capa foi um dos primeiros retratos de celebridades feito por Andy Warhol. Ele se baseou  na fotografia de Count Basie que estampa a capa traseira do LP.

Thelonious Monk (1956)

Warholmonk2

Reid Miles, dono da gravadora Prestige _que é responsável pelos discos do pianista_ encomendou a Warhol a capa desta compilação gravada em 1956. O artista pediu a sua mãe, Julia Warhola, para fazer a caligrafia em meio as fontes que constituem o ultimo nome de Thelonious.

Moondog-The story of Moondog (1957)

moondog story

Assim como na capa do disco de Thelonious Monk, o artista pediu sua mãe novamente para escrever o texto que estampa o disco do músico autodidata e deficiente visual, Moondog.

John Wallowitch (1964)

john wallowitch

O pianista John Wallowitch era irmão do fotógrafo e confidente de Andy Warhol, Ed Wallowitch. Warhol estava experimentando com a fotografia em meados dos anos 1960 e estava tentando recriar o tipo de imagens feitas em cabines de fotos. Nesta capa, ele usou 64 fotos de John Wallowitch.

Roland & The Flying Albatross Band- Det brinner en eld (1984)

rat fab

Está é uma das capas mais raras feitas por Warhol. Há provavelmente não mais do que 200-300 cópias deste single de sete polegadas, lançado na Suécia em 1984.

The Rolling Stones- Some Girls (1978) e Sticky Fingers (1971)

the rolling stones 1971-rolling-stones-sticky-fingers

Andy Warhol tinha discutido a idéia de uma capa com um zipper com Mick Jagger em 1969. Os Stones estavam preparando seu álbum de greatest hits Through The Past, Darkly e pediram a Warhol para criar uma capa para eles. Quando o artista apresentou o projeto, a banda rejeitou. O que aconteceu com o projeto rejeitado de Warhol é desconhecido. Mas a parceria acabou acontecendo em 1971 e 1978, quando Warhol realizou a capa de Sticky Fingers e Some Girls.

Aretha Franklin – [3] (1986)

aretha warhol2

Capa do álbum de 1986 da diva maior da soul music feita por Andy Warhol.

Diana Ross-Silk Electric (1982)

diana_ross-silk_electric(1)

Quando Warhol fez a capa álbum, seu estilo de fazer retratos já estava mais que conhecido pelo público.

Deborah Harry- Rockbird (1986)

Rockbird apr1

Este foi o segundo álbum solo da vocalista do Blondie. A capa e o encarte foram feitas em quatro variações de cores com a tipografia em amarelo, verde, laranja ou magenta. O layout e a tipografia foram feitas pelo estilista Stephen Sprouse. Warhol permitiu que Sprouse fizesse uso de uma estampa feita por ele em sua coleção de moda. O estilista  usou o mesmo design, parecido com uma camuflagem, como pano de fundo. Assim, este projeto não é estritamente uma capa de Warhol, mas tem seu toque.

John Lenon-Menlove Ave (1986)

Andy - John Lennon - Menlove Ave

A arte-final deste disco foi feita pelo artista, poucos meses antes da morte de Lennon de 1980. O álbum foi lançado postumamente em 1986