icon-plus
Postado em 10/07/2012 - 2:32
Bolsa Iberê Camargo leva artistas brasileiros para o mundo
Mariel Zasso

12ª edição do prêmio recebe inscrições até 27 de julho

Fundacao_ibere

Legenda: Prédio da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre (Divulgação)

Até o dia 27 de julho, artistas brasileiros ou residentes no Brasil há pelo menos 5 anos podem inscrever-se e concorrer à “Bolsa Iberê Camargo em homenagem a Luiz Aranha”. A 12ª edição do prêmio vai levar artistas para outras duas instituições no exterior: lugar a dudas, em Cali (Colômbia), e, Gasworks, em Londres (Inglaterra).

As residências artísticas de curta duração tem o objetivo de contribuir para a formação e o aprimoramento de artistas, incentivando atividades de intercâmbio e aprendizagem. Os selecionados passarão os três últimos meses de 2012 na Inglaterra ou na Colômbia, conforme candidatura.

Os concorrentes serão beneficiados com a divulgação de seu trabalho no site da Fundação Iberê Camargo, e concorrem também a uma semana de residência artística na própria fundação, em Porto Alegre, dentro do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura. Apesar do curto período, o projeto possibilita aos seus participantes trabalhar uma semana com a prensa que pertenceu a Iberê Camargo, com o objetivo de produzir obras inéditas.

Os contemplados recebem passagens aéreas e auxílio em dinheiro – no valor de R$ 2500,00, para a semana de residência em Porto Alegre, e R$ 8000,00 para os três meses de residências no exterior. Os artistas concorrentes às bolsas na Inglaterra e na Colômbia deverão comprovar fluência nas línguas dos países correspondentes, inglês ou espanhol, em teste realizado pela própria Fundação Iberê Camargo.

Criada em 2001 com o objetivo de fomentar a produção artística contemporânea do Brasil, a iniciativa já selecionou, até o momento, 16 artistas para participar dos programas de intercâmbio. A cada ano, outros dez inscritos recebem destaque na Revista Lugares do site da Fundação, em reportagens que apresentam seus trabalhos ao público

Desde seu surgimento, em 1995, a Fundação Iberê Camargo visa preservar o acervo de obras do pintor e desenhista gaúcho falecido em 1994, promovendo o estudo e a circulação de sua obra e estimulando a interação do público com sua arte e de outros artistas.

Conheça a lista de todos os artistas que já foram selecionados pela Bolsa.

Saiba mais:

Inscrições: Fundação Iberê Camargo

lugar a dudas

Gasworks