icon-plus
Obra de Emily Kame Kngwarreye (Foto: Coo-ee Galeria)
Postado em 21/03/2016 - 7:05
Caixa Cultural de SP recebe mostra de arte aborígene contemporânea
Nomes como Rover Thomas e Emily Kame Kngwarray integram exposição, que segue até 15 de maio

A CAIXA Cultural São Paulo traz pela primeira vez ao Brasil e à América Latina a exposição O Tempo Dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália, uma seleção vigorosa, significativa e diversificada de obras dos artistas aborígenes contemporâneos daquele país-continente.  A mostra faz parte do Australia Now (Austrália Já), o festival organizado pelo governo Australiano.

Os visitantes poderão conhecer mais de setenta obras de arte de artistas aborígenes de regiões variadas da Austrália, entre pinturas, esculturas e impressões, que englobam um período de 45 anos, desde o despertar da comercialização da arte aborígene contemporânea na década de 1970 até o presente.

Os trabalhos expostos na Caixa Cultural de São Paulo foram selecionados pelos curadores Adrian Newstead, Clay D’Paula e Djon Mundine dentre uma extensa coleção de mais de duas mil obras da mais antiga galeria de arte aborígene da Austrália, a Galeria de Arte Coo-ee. Peças de coleções privadas também atravessaram o oceano exclusivamente para esta exposição.

Segundo o curador Clay D’Paula, “os brasileiros tiveram, até hoje, poucas oportunidades de conhecer todo esse universo –  o que pode, inclusive, levá-los a refletir sobre os povos indígenas que vivem em seu próprio país.  Brasil e Austrália possuem muitas coisas em comum. Contribuir para aproximá-los e convidar ao diálogo é um dos objetivos dessa exposição”, afirmou.

Serviço
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo
Até 15 de maio de 2016
De terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Tel.: (11) 3321-4400