icon-plus
Adriana Varejão - Contingente (Foto: Divulgação)
Postado em 15/04/2016 - 4:26
Caixa Cultural no Rio de Janeiro apresenta exposição coletiva
A mostra Aquilo que Nos Une traz obras de 26 artistas que utilizam linha, agulha, bordado e afeto na expressão de sua poética

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro abre no dia 16 de abril, às 16h, a exposição Aquilo que Nos Une, com 40 obras que utilizam a costura e o bordado como expressão poética e suporte. Sob a curadoria de Isabel Sanson Portella, a mostra reúne 26 artistas de diferentes gerações que lidam de maneiras variadas com o ato de costurar e compõem, nesse campo, conceitos subjetivos e peculiares de tempo, espaço e convívio social.

A mostra trata da delicadeza, da sensibilidade da alma, das questões que estão à flor da pele. O que une é mais do que uma linha, é criação de sentidos. É mais do que costura, é processo.  O linho e o algodão, a fotografia, o video, a chapa de metal, a madeira, o plástico, o gesso e o cristal conferem firmeza à narrativa, amarram questões e histórias que são de todos, mas que cada artista desenvolve na sua linguagem única. Trabalhos de Bispo do Rosário, Leonilson, Tunga, Waltercio Caldas, Letícia Parente, Rosana Palazyan e Anna Bella Geiger, artistas que marcaram um período da produção nacional juntam-se à recente produção contemporânea de Adriana Varejão, Ana Miguel, Sonia Gomes, Rodrigo Mogiz, entre outros. O viés curatorial alinhava a poética de diferentes artistas com linguagens distintas e permite criar conexões e estabelecer um diálogo harmônico entre as obras.

“O que esses artistas fazem é produção de imagem, de signos e de linguagem. Esta exposição reflete uma linha de pesquisa estética contemporânea – a junção da arte e da manufatura. São fios que conduzem histórias e narrativas visuais, bordados que constituem estratégias, jogos de dilemas e tragédias, de almas e de fissuras.  Os artistas convertem o desenho em bordado e a costura em fio condutor de ideias. Agulha e linha são os elementos deflagradores de imagens conferindo espessura de sentido ao imaginário”, comenta a curadora Isabel Portella.

Rosana Palazian - Mãe e Filho (Foto: Divulgação)
Rosana Palazian – Mãe e Filho (Foto: Divulgação)

Serviço
Caixa Cultural
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro
De 16 de abril a 19 de junho
De terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Tel.: (21) 3980 3815