Casa seLecT cursos

Cursos extra-temáticos

Arte Contemporânea Brasileira: dos Tupinambá aos Huni Kuin

Ana Magalhães e Ana Avelar

Analisar a produção artística contemporânea no Brasil de um ponto de vista crítico, desconstruindo a visão mais consolidada sobre essa produção. O curso se inicia com a ideia mesma da existência de uma arte contemporânea “brasileira”, e procura trazer outros artistas, outros territórios e outras questões para ampliar o conhecimento sobre a arte produzida no país nos últimos 40 anos.

Programa:

AULA 1 – Arte contemporânea brasileira? Os artistas brasileiros e a “arte global”.

AULA 2 – Arte conceitual, desdobramentos da Pop e retomada da geometria

AULA 3 – Pintura, não-pintura, arte de rua, videoarte

AULA 4 – Arte brasileira para exportação: os anos 1990

AULA 5 – A pintura hoje e os conceitualismos

AULA 6 – No circuito internacional das grandes mostras: o Brasil na Bienal de São Paulo, Bienal de Veneza e Documenta de Kassel

AULA 7 – Fora do eixo: a produção para além do centro

AULA 8 – A crítica de arte no Brasil nos últimos 40 anos, de Mário Pedrosa a Tadeu Chiarelli

Ana Gonçalves Magalhães é historiadora da arte, professora livre-docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Foi coordenadora editorial da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) desde 2000. Possui bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1992), mestrado em História da Arte e da Cultura pela mesma universidade (1995), doutorado em História e Crítica da Arte pela Universidade de São Paulo (USP, 2000), e a livre-docência pela Universidade de São Paulo (2015). É docente do Programa de Pós-Graduação Interinidades em Estética e História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em Museologia, ambos da Universidade de São Paulo (USP).

Ana Avelar é crítica, curadora e professora de Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília (UnB). No Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, realizou as exposições “Inventário: arte outra” (2016), de Gustavo von Ha , e “Monumentos Temporários”, de Fyodor Pavlov-Andreevich (2017). Desenvolve seu projeto de pós-doutoramento também no MAC/USP. É ainda curadora da Casa de Cultura da América Latina (CAL-UnB) e, este ano, foi finalista do Prêmio Marcantonio Villaça e membro do comitê de indicação do Prêmio Pipa.

Inscreva-se preenchendo a ficha abaixo. Dúvidas ou mais informações envie um email para casaselect423@gmail, A/C de Marcelo Rainho, ou pelo whatsapp 11 96570 7279

Inicio 16 de agosto
Horários das 20h às 22h
Carga horária 16 horas (8 encontros nos dias 16/8, 18/8, 24/8, 25/8, 31/8, 1/9, 14/9, 15/9)
Investimento 3 x R$ 190,00

Preencha os dados abaixo para realizar sua inscrição:

Nome

Email

Telefone

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.