Casa seLecT cursos

Cursos extra-temáticos

Intervenções na Cidade e na Paisagem

Nelson Brissac

Intervenções Urbanas: arte / arquitetura / tecnologia. 

Como é possível atuar na cidade? Novos modelos de práticas artísticas e curadoria, relacionados ao território. Os conceitos, o desenvolvimento de propostas, o apoio técnico de arquitetos e engenheiros, a preparação dos locais, a realização. O artista como agenciador, capaz de negociar o suporte técnico, material e social ao seu trabalho. As relações entre arte e indústria, as obras de Robert Smithson e Richard Serra como paradigmas de inovação estética e tecnológica. Serão comentados especialmente os projetos Arte/Cidade.

Aula 1 A complexidade das situações urbanas. Como apreender e mapear? As estratégias para atuar na cidade. O artista como negociador: condições de produção e inserção no lugar (comunidades). Trabalho multidisciplinar com arquitetos e engenheiros.

Aula 2 Arte/Cidade 1 – Cidade sem janelas. Arquitetura como obstáculo. Opacidade / muro. A materialidade da arte / a natureza matérica do objeto artístico.

Arte/Cidade 2 – A cidade e seus fluxos. Implantação urbana: a cidade como lugar da experiência e do reconhecimento. A dialética do andar / ver. A possibilidade da experiência e da percepção individuais na metrópole.

Aula 3  Arte/Cidade 3 – A cidade e suas histórias. Questões de escala e percepção: a configuração do espaço escapa à experiência individual. Espaços industriais abandonados e a ferrovia. O trem e as intervenções artísticas.

Aula 4 Arte/Cidade 4 – Zona Leste. Conceito de máquina de guerra: seguir as potencialidades dos materiais. Terrenos vagos, espaços lisos, ocupações informais. Intervenções urbanas e arquitetônicas (projetos e realização).

Aula 5 As relações entre arte e indústria, as obras de Robert Smithson e Richard Serra como paradigmas de inovação estética e tecnológica. As estratégias pós-minimalistas para evitar a subordinação dos métodos artísticos de formatação à lógica industrial.

Aula 6 Novo projeto: Arte/Cidade – Linha Metálica. A região São Paulo – Santos, explorando as interações entre arte, ciência, indústria e território. Acompanhar o mapeamento da região e a curadoria, com participação nos encontros preparatórios e excursões.

Nelson Brissac é filósofo, trabalhando com questões relativas à arte e ao urbanismo. É organizador e curador de Arte/Cidade, um projeto de intervenções urbanas em São Paulo, desde 1994. Publicou: Arte/Cidade – Intervenções Urbanas, Ed. Senac, 2002; Paisagens Críticas – Robert Smithson: arte, ciência e indústria, Ed. Senac / Educ, 2010; e Arte/Cidade Zona Leste, Ed Dardo, Espanha, 2011. Atualmente desenvolve os projetos ZL Vórtice, na zona leste de São Paulo, e Arte/Cidade – Linha Metálica.

Inscreva-se preenchendo a ficha abaixo ou pelo email casaselect423@gmail.com A/C de Marcelo Rainho
Parcelamos o pagamento em até 3x. Data de início sujeita a alteração, consulte a coordenação do curso pelo email casaselect423@gmail.com ou pelo whatsapp 11 96570 7279
Vagas limitadas

Inicio 26 de setembro
Horários terças, das 20h às 22h30
Carga horária 15 horas (6 encontros em 26/9, 3/10, 10/10, 17/10, 24/10 e 31/10
Investimento 3 x R$ 160,00

Preencha os dados abaixo para realizar sua inscrição:

Nome

Email

Telefone

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.