icon-plus
Donas, Sete Histórias Impessoais, performance de Márcio Moreno que integrou a edição de 2015 do projeto
Postado em 03/02/2016 - 12:52
Centro Universitário Belas Artes abre inscrições para performances na SP-Arte
O Setor Performance, que em 2015 foi ocupado por alunos recém-formados da Belas Artes, será aberto para artistas do Brasil e do exterior

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, instituição de ensino superior referência no Brasil, vai participar pela segunda vez consecutiva da SP-Arte, Feira Internacional de Arte de São Paulo, que acontece entre os dias 07 e 10 de abril. O evento, que apresenta as principais galerias do Brasil e do mundo, acontece no Pavilhão da Bienal e está em sua 12ª edição.

O sucesso da parceria inédita entre a instituição e a Feira, que aconteceu no ano passado, incentivou a ampliar o setorPerformance para a edição deste ano. Desta vez, o projeto, que em 2015 foi protagonizado por alunos recém-formados da Belas Artes, será aberto para artistas de todo Brasil. A instituição, em parceria com a SP-Arte, vai selecionar dez performances que serão apresentados todos os dias da feira.

Para participar do processo de seleção, os artistas poderão inscrever suas performances (com descritivos, explicações e imagens) por email até o dia 26 de fevereiro. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por Cauê Alves, professor e coordenador do curso de Artes Visuais da Belas Artes; Fernanda Feitosa, diretora e idealizadora da SP-Arte; Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, responsável por trazer ao Brasil nomes de peso da arte internacional como Bill Viola, Gary Hill, Peter Greenaway e Olafur Eliasson.

A divulgação dos dez artistas selecionados acontece até o dia 11 de março e os dois melhores trabalhos receberão prêmios – o primeiro lugar vai ganhar dois meses de residência artística (no período de 8 agosto a 3 outubro) no Instituto Sacatar, que é membro da Res Artis, the worldwide network of artist residencies e da Alliance of Artists Communities, localizado na Ilha de Itaparica, na Bahia. O segundo lugar receberá uma bolsa de estudos para um curso de pós-graduação no Centro Universitário de São Paulo.

Confira o edital do concurso e a ficha de inscrição no site da instituição.