icon-plus
Postado em 03/08/2012 - 12:09
Chamada aberta para o Prêmio Belvedere
Mariel Zasso

Artistas que lançam mão de linguagens da arte contemporânea podem concorrer a uma viagem a Florença

Po_carolina_paz

Legenda: obra Pó (2012), da artista Carolina Paz, uma das convidadas para a residência artística durante o 3º Prêmio Belvedere. (Imagem: reprodução)

Contemporaneidade da linguagem, originalidade da obra, impacto estético e comunicacional são os critérios de avaliação do 3º Prêmio Belvedere Paraty de Arte Contemporânea, cujo objetivo é promover a arte contemporânea em todas as suas inúmeras modalidades e democratizar o acesso aos circuitos artísticos por parte de novos talentos.

O prêmio tem edições temáticas –  a atual propõe uma reflexão sobre “a força do fazer”, entendida como os sistemas de produção da arte contemporânea. A ideia é incentivar a pesquisa do processo entre o conceito inicial de uma obra e o produto final, desde suas técnicas até seus materiais.

Aberto para artistas em atividade no Brasil – tanto brasileiros como estrangeiros residentes no País, o concurso aceita inscrições de obras bidimensionais, tridimensionais e também vídeos. A artista Regina Silveira é convidada de honra e presidente do júri. Os artistas Paulo von Poser, Cristina Suzuki, Fabio Baroli, Carolina Paz e Fernanda Araujo formam o quinteto de artistas em residência durante o prêmio Belvedere, que será celebrado em Paraty, de 16 a 18 de novembro. 

A primeira fase do concurso tem inscrição gratuita, que deve ser realizada por email, enviando curriculum vitae do artista e imagem da obra concorrente, juntamente com a ficha técnica da obra e ficha de inscrição preenchidas. Quem for selecionado para a segunda fase, precisa pagar inscrição no valor de R$ 150,00 – com desconto de R$ 50,00 para jovens artistas, leia-se menores de 30 anos. As inscrições vão até dia 05 de outubro.

Sobre o atelier

Belvedere é um atelier de arte, design e restauração, situado no centro histórico de Paraty desde 2009. O objetivo de seus fundadores, o italiano Cesare Pergola e o paulistano Michelangelo Rossi, é a formação e promoção da cultura da arte e do design.

Além de funcionar como espaço expositivo, o ateliê assina a restauração de obras de arte e promove atividades culturais como exposições, palestras, lançamentos, cursos e concursos.

Saiba mais:

Prêmio Belvedere