icon-plus
Brasília Broadcast (2006-15), de Beto Shwafaty
Postado em 04/02/2016 - 12:14
Choque civilizatório
Empresa Colonial, curadoria de Tomás Toledo para a Caixa Cultural, traz embate entre Europa e Brasil nativo e abre inscrições de oficina
Luciana Pareja Norbiato

A História do Brasil é comumente contada pela ótica do colonizador – os portugueses que descobriram a terra brasilis. Problematizando a questão da pré-existência dos povos nativos em solo brasileiro, a exposição Empresa Colonial, curadoria de Tomás Toledo para a Caixa Cultural de São Paulo, apresenta trabalhos que evidenciam aspectos do cruel choque civilizatório que os nativos do solo brasileiro sofreram, pela exploração de seus corpos e de seu território.

Seis nomes ultracontemporâneos participam dessa narrativa, que inverte a perspectiva histórica na reflexão da identidade nacional. São eles Beto Shwafaty, Bruno Baptistelli, Clara Ianni, Jaime Lauriano, Laís Myrrha e Rafael RG.

Dentro da programação paralela da mostra, que segue em cartaz até 28 de fevereiro, o Coletivo Ágata oferece oficina em que explora o processo de concepção da mostra por Tomás Toledo para estimular a produção de jovens artistas, que podem se escrever por email.

Na véspera do encerramento, 27 de fevereiro, o curador e os artistas participam de um bate-papo aberto ao público a partir das 16h.