icon-plus
Fotograma do filme Aquarius, de Kleber Mendoça Filho (Foto: Reprodução)
Postado em 20/06/2016 - 1:44
Cinema brasileiro vencedor
O filme mais recente de Kleber Mendoça Filho é premiado no 69º Sydney Film Festival
Ana Abril

O último longa-metragem de Kleber Mendoça Filho, Aquarius, chegou em Cannes 2016 com muitas expectativas, mas saiu da cidade francesa de mão vazias. Não foi isso o que aconteceu em Sydney, Austrália, onde Aquarius ganhou o Prêmio de Melhor Filme no 69º Sydney Film Festival.

Pelas redes sociais, o diretor pernambucano comemorou a notícia: “Uma honra e tanto para mim e toda a equipe. Thank you Australia! [Obrigado Austrália!]“. O presidente do Júri do Festival, Simon Field, também elogiou o filme brasileiro: “[…] Kleber criou um filme que é ao mesmo tempo político e pessoal, espirituoso, sexy e divertido. Um filme de verve e inteligência naturais. No coração do filme está a performance impressionante e destemida de Sonia Braga como uma personagem sem medo, resistindo à pressão da família e do mundo corporativo”.

Entre os dias 1 e 9 de julho, o longa-metragem chegará ao International Film Festival Karlovy Vary – KVIFF, na República Tcheca, um dos eventos cinematográficos mais relevantes do velho continente. Considerada a Hollywood da Europa, a República Tcheca destaca-se na sétima arte pelos Barrandov Studios, importantes estúdios de cinema, e pelo histórico de diretores tchecos que realizaram filmes relevantes e inovadores, como Miloš Forman e Věra Chytilová. Boa sorte Aquarius!