Cinema vertical

João Paulo Quintella

Publicado em: 20/02/2013

Categoria: audiovisual, Da Hora

Parceria entre artista alemão Aram Bartholl e selo CuratingYoutube explora formatos alternativos de vídeos online

Verticalcincema-theater

Legenda: “O futuro do vídeo é vertical”.

O formato horizontal de visualização de imagem consagrado pelo cinema e televisão começa a ser chacoalhado pelos suportes móveis e pela internet. Atento a essa questão, o artista alemão Aram Bartholl desenvolveu, em parceria com o selo curatingYouTube.net
(CYT), uma mostra dedicada exclusivamente ao chamado cinema vertical. A proposta é reunir filmes feitos para web que subvertem o formato tradicional ao serem capturados e exibidos em uma proporção 9:16 contra as tradicionais disposições 16:9 ou 4:3.

Tanto o selo como o artista pensam, sobretudo, as fronteiras entre o digital e o real. O trabalho de Bartholl investiga de que modo o digital repercute no nosso dia-a-dia questionando não apenas o que nós fazemos com a tecnologia midiática, mas também seus efeitos sobre nós. Na mesma linha, o projeto CYT se engaja na exploração do fenômeno de compartilhamentos de vídeo online. A noção de curadoria é usada como ferramenta de ação através da qual o selo direciona suas pesquisas e realiza seus eventos.

O casamento perfeito entre Bartholl e o CYT deu origem à mostra Vertical Cinema, apresentada no espaço Kunsthalle Platoon, em Berlim, no última dia 18. Agora de pé, o cinema corre atrás da verticalidade da internet e dos smartphones.

Saiba mais:

Vertical Cinema

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.