icon-plus
Nominados ao Oscar 2016 (Foto: Reprodução)
Postado em 04/07/2016 - 4:11
Criticar é frutífero
Anna Muylaert é uma das convidadas brasileiras para fazer parte da Academia, após críticas sobre a falta de diversidade no Oscar
Ana Abril

Quando o principal tema do Oscar deixa de ser os looks que circulam pelo tapete vermelho para se discutir a diversidade na sétima arte, é preciso tomar uma providência. Dito e feito: a Academia anunciou que convidou 683 artistas para integrar seu seleto grupo, sendo que entre os novatos 46% são mulheres e 41% não-brancos.

Apesar de muito bem-vinda, a mudança não é suficiente para modificar o perfil masculino (73%) e branco (89%) da Academia.

A presença brasileira foi marcada com o convite de 10 importantes nomes do cinema nacional, a maioria deles homens e todos brancos. Lula Carvalho, Anna Muylaert, Pedro Kos, Affonso Gonçalves, Antonio Pinto, Marcelo Zarvos, Rodrigo Abreu Teixeira, Alê Abreu, Renato Dos Anjos, Vera Blasi fazem parte dos 283 convidados internacionais do Oscar.

Já entre as estrelas de Hollywood, destaca-se a incorporação da ativista feminista Emma Watson e de John Boyega que interpreta Finn, no último filme de Star Wars. Sem dúvida, o hastag #OscarSoWhite, que viralizou na passada edição do mais conhecido prêmio cinematográfico, não foi em vão. Criticar é frutífero, bora continuar.