icon-plus
Detalhe da instalação Education by Stone (Educação pela Pedra), de Cinthia Marcelle, criada para a exposição no espaço do Queens onde já funcionou uma sala de aula (Foto: Pablo Enriquez/ MoMA PS1)
Postado em 22/12/2016 - 10:00
Da ausência e seus resíduos
Cinthia Marcelle remete às salas de aula em instalação site-specific no MOMA PS1
Gustavo Prado

No primeiro andar do MoMA PS1, espaço no Queens que já foi uma escola e hoje é dedicado exclusivamente à arte contemporânea, naquela que é conhecida como a Duplex Gallery, vemos de cima de uma grande escada milhares de pedaços de giz fixados às lacunas entre os tijolos das paredes que descem em direção ao subsolo até revelarem partes da fundação do prédio. Ao chegarmos aos últimos degraus, entrando na imensa sala, cujo pé-direito já possibilitou a instalação de obras monumentais, parece transpirar do passado todo o pó acumulado durante décadas, de dentro do prédio para as frestas na parede, depois de inspirado das tantas aulas transcorridas nos andares acima. É como se os pedaços de giz da nova instalação de Cinthia Marcelle, intitulada Education by Stone, não tivessem sido colocados recentemente, mas fossem como resíduos, como a massa acumulada no canto da boca, quando, mesmo com ela seca, nos dispomos a falar. Por um instante imaginamos que o giz continuará a brotar das paredes depois de apagadas as luzes do prédio, e que na manhã seguinte os monitores retornarão invisíveis para recolher o excesso pelo chão.

O ritmo intermitente do branco sobre o marrom avermelhado dos tijolos impressiona pela maneira com a qual a simplicidade de uma ação, quando levada a um alto grau de acumulação e intensidade, pode obter um resultado visual contundente. Característica recorrente da obra da artista que já havia trabalhado com temas e materiais semelhantes na instalação Sobre Este Mesmo Mundo, exposta na Bienal de São Paulo, em 2010, na qual um imenso quadro-negro retinha montes de pó de giz acumulado do que, pela altura, se poderia intuir como milhares de aulas já dadas.

Detalhe da instalação Education by Stone (Educação pela Pedra), de Cinthia Marcelle (Foto: Pablo Enriquez/ MoMA PS1)
Detalhe da instalação Education by Stone (Educação pela Pedra), de Cinthia Marcelle (Foto: Pablo Enriquez/ MoMA PS1)

Ainda no subsolo, na sala de cinema logo ao lado, Cinthia Marcelle expõe o vídeo Leitimotif (Leitmotiv) de 2011. Visto do topo, o enquadramento tão comum a outras obras da artista – como no vídeo Fonte 193 (2007), em que um caminhão do corpo de bombeiros se movimenta num círculo perfeito, cujo centro vai sendo molhado por sua mangueira – revela apenas uma porção do que, pelos sons do que se aproxima de longe, imaginamos tratar-se de um imenso chão de concreto. E que vai aos poucos sendo atravessado por água e espuma escorrendo pelo chão. Quando a água está prestes a preencher todos os espaços vazios do chão ali enquadrado, um corte súbito e longo na edição escurece a sala de projeção, mas não interrompe o som das vassouras arrastadas cada vez mais forte, rápido e próximo. Na sequência seguinte, já vemos a espuma concentrada sobre a água que vai sendo empurrada com força para o centro, o ritmo aumenta e as vassouras avançam e recuam das extremidades da tela sem revelar quem as empurra e por que, subitamente, param. A espuma escorre com a água de volta para fora, como um longo suspiro.

Cinthia Marcelle, que já foi  premiada com o International Prize for Performance em Trento, na Itália, e com o Future Generation Art Prize, na Ucrânia, apresenta em ambas as obras expostas no PS1 novos desdobramentos de seu contínuo interesse por ações que, esvaziadas de aplicação e finalidade, revelam com os vestígios de situações que de dentro de sua arbitrariedade nos desafiam a um segundo olhar sobre o que há de estranho e absurdo no cotidiano. E atravessam, com uma impressionante clareza propositiva e rigor visual, toda a familiaridade e anestesiamento com que preenchemos os dias e atravessamos as horas. Vem nos lembrar de quanto é vazio o nosso exercício de preencher o tempo com trabalhos cujos resultados e impactos estão cada vez mais distantes e abstratos. Como, mesmo dentro dessas ações repetitivas, continuamos ausentes.

Serviço
Projects 105: Cinthia Marcelle, Education by Stone
MoMA Ps1
22-25 Jackson Avenue, Long Island City, NY
Até 5/3/2017