icon-plus
Quadro (2011) da série Utilidades Domésticas, de Marcelo Zocchio (Foto: Cortesia do artista)
Postado em 04/08/2016 - 5:56
Da imagem materializada à natureza fabricada
Catálogo de individual de Marcelo Zocchio na Pina revela pesquisa sobre a memória da imagem
Paula Alzugaray

A imagem da capa do catálogo da individual de Marcelo Zocchio na Pinacoteca do Estado de São Paulo – que será lançado sábado 6/8 – expressa perfeitamente o teor do trabalho do fotografo paulistano. Na mostra que esteve em cartaz até 6/6, foram apresentadas 25 obras construídas a partir de meticulosa articulação entre imagens e objetos. O artista, que se divide entre a fotografia e a marcenaria, orienta sua pesquisa em desvendar estratégias de representação do objeto e de construção da imagem.

A capa do catálogo confere mais uma camada de complexidade às reflexões propostas pelo artista. Trata-se de uma foto da foto da foto de um armário de madeira. Mais especificamente, a foto da foto Quadro (2011), da série Utilidades Domésticas, obra que abria a exposição, anunciando e sintetizando bem a natureza das preocupações de Zocchio.

Na marcenaria, Zocchio constrói móveis – útilidades domésticas – a partir de madeira de demolição e material reciclado. Na fotografia, ele não faz um trabalho muito diferente disso, na medida em que desafia o espectador com a desconstrução da representação. As duas pesquisas se misturam mais ainda quando sabemos que as molduras das fotografias são construídas com a mesma matéria dos objetos fotografados. Nesse procedimento, o artista imprime na superfície de seu objeto artístico a memória do objeto representado.

Entre obras de 2008 a 2016, Zocchio apresenta ainda uma pesquisa recente em que se aprofunda na busca da memória do material, trazendo “réplicas” da natureza, fabricadas em madeira. Em uma das peças, o que parece ser um galho de árvore é, visto em detalhe, uma construção geométrica.

Serviço
Lançamento do catálogo de Marcelo Zocchio e a Imagem Materializada
Café da Estação Pinacoteca
Largo General Osório 66 – São Paulo
Dia 6/8, das 11h às 13h
www.pinacoteca.org.br