icon-plus
Simulação digital da fachada do prédio localizado na Vila Madalena (foto: Idea! Zarvos)
Postado em 29/04/2016 - 3:38
De olho na economia criativa
Escola Britânica de Artes Criativas abre em agosto na Vila Madalena apostando na aliança entre arte e tecnologia voltadas para o mercado
Luciana Pareja Norbiato

De olho nos números crescentes da economia criativa no Brasil, o russo Alex Avramov, dono de uma série de escolas de ponta voltadas para o setor, e o empresário Rafael Steinhauser decidiram montar uma dessas instituições de ensino em São Paulo. Assim, nasceu a Escola Britânica de Artes Criativas – Ebac, que deve abrir em agosto com a proposta de oferecer uma formação que alia arte e tecnologia com aplicação direta no mercado.

O diretor-presidente da Ebac, Maurício Tortosa, foi contratado com a missão de conseguir um prédio que atendesse as exigências da dupla empreendedora. O endereço escolhido, no coração da Vila Madalena, atendeu a todas as exigências de um espaço com andares altos, boa circulação de ar e luz e amplas janelas para o exterior graças a uma reforma minuciosa, com projeto assinado por Isay Weinfeld.

Ali serão ministrados cursos abertos ao público em geral, cursos técnicos para estudantes do 2º grau e graduação. Esta última modalidade terá todas as aulas em inglês, graças à parceria com a Universidade de Hertfordshire, que valida o diploma obtido na Ebac também no Reino Unido.

Para ingressar nos cursos de formação, é preciso passar por um processo de seleção nos moldes britânicos, com entrevistas de pais e candidatos pela organização da instituição, com avaliação da trajetória escolar. Como todos os cursos serão pagos, a ideia é disponibilizar algumas bolsas para alunos carentes, incluindo a gratuidade do curso, material didático e deslocamento até a escola, por meio de parcerias com a iniciativa privada, que cobrirá esses custos com a contrapartida de absorver a mão de obra resultante desse processo.

Entre as disciplinas que serão ministradas por meio do uso de tecnologia de ponta, estão Design Gráfico, Ilustração, Direção de Arte Digital, Motion and Broadcast Design, além de cursos inéditos no Brasil como Visualização de Projetos de Arquitetura e Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis.