icon-plus
Cantor norte-americano Bob Dylan recebe o Prêmio Nobel de literatura (Foto: Reprodução)
Postado em 13/10/2016 - 12:16
E o Nobel vai para…
Pela alta carga poética de sua música e por ter se reinventado ao longo da carreira, o cantor Bob Dylan recebe o Prêmio Nobel de Literatura
Da redação

Após 23 anos de espera, um novo norte-americano é o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Trata-se de um dos mais famosos cantores folk do país, o compositor Bob Dylan. O anúncio oficial, proferido pela Academia Sueca, foi realizado nesta quinta-feira, 13/10, às 8h.

Como se não bastasse o reconhecimento como um dos reinventores do folk americano, Dylan é autor de publicações de poesia e prosa. Mas foi sua música o fator central de seleção. Em comunicado oficial, a instituição afirmou que ele foi eleito por “criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana”.

Não foi a primeira vez em que o nome do cantor foi considerado para a premiação. Entretanto, por não se encaixar nos critérios tradicionais de seleção, ele foi muitas vezes recusado. No ano passado, a Academia também surpreendeu o público ao escolher como premiada a jornalista bielorussa Svetlana Alexievich. Com a nomeação de Bob Dylan, a instituição se diz ciente do impacto que a decisão pode causar.

Apesar da Academia Sueca não ter revelado os outros indicados, o jornal americano The New York Times apontou que o nome de Dylan competia com os candidatos Ngũgĩ wa Thiong’o (Quênia), Adonis (Síria), Haruki Murakami (Japão), Philip Roth (EUA) e Don DeLillo (EUA).