icon-plus
Fotografia de Marcela Quintella que integra a exposição (Foto: Marcela Quintella/ Divulgação)
Postado em 24/10/2016 - 3:21
Estação Julio Prestes apresenta coletiva O Fotógrafo Viajante
31 fotógrafos brasileiros retratam em 82 imagens cidades e países dos cinco continentes em exposição coletiva na Estação Julio Prestes, com curadoria de Renato Negrão

A exposição coletiva O fotógrafo Viajante, com curadoria de Renato Negrão, traz ao público uma reflexão poética sob o universo das grandes viagens, unindo o trabalho de 31 fotógrafos que percorreram lugares do mundo acompanhados de uma câmera. “A fotografia além de ser uma excelente companhia de viagem, é também um grande passaporte”, diz o curador, que registrou, entre outros lugares insólitos, a zona de exclusão, em torno na Usina de Chernobyl.

Munidos da expectativa de captar o que pode comunicar, os fotógrafos percorreram grandes distâncias e entraram em lugares onde dificilmente entrariam se não fosse pela fotografia. A montagem da exposição perfaz um percurso de experiência com o ato da viagem, com imagens entremeadas por textos de Italo Calvino e Alain de Botton, que escreveram textos sobre registros imagéticos. O lugar expositivo, a estação de trem Julio Prestes, escolhido pela curadoria para mostrar o trabalho dos 31 fotógrafos, alguns deles em início de carreira, faz conexão não apenas com o tema da exposição, mas estabelece diálogo entre arte e espaço público.

Serviço
O Fotógrafo Viajante
Estação Julio Prestes
Praça Júlio Prestes, 148, Centro, São Paulo
Até 22/11
De segunda-feira a domingo, das 4h às 23h