icon-plus
Fotografia de refugiadas na Albânia, de Sebastião Salgado (Foto: Divulgação)
Postado em 06/07/2016 - 1:23
Exposição Êxodos chega a Caixa Cultural Salvador
A mostra de Sebastião Salgado retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade

A exposição Êxodos de Sebastião Salgado retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. Em geral elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas, compelidas por forças que não tem como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. A coleção com 60 imagens que compõem essa exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG). A exposição fica aberta até 21/8, na Caixa Cultural Salvador.

Para chegar ao resultado de Êxodos, Salgado viajou durante seis anos, por 40 países, para mostrar a humanidade em trânsito, provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal.

Na mostra, o visitante poderá conferir as fotografias divididas em cinco temas centrais: África, Luta pela Terra, Refugiados e Migrados, Megacidades e Retratos de Crianças. São imagens impactantes que retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo. A tragédia sem paralelo da África, o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina são imagens das novas megalópoles asiáticas e em cada uma dessas situações extremas, o registro daquelas que mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana: as crianças.

Serviço
Êxodos de Sebastião Salgado
Caixa Cultural Salvador
Rua Carlos Gomes, 57 – Centro – Salvador – BA
De 5/7 a 21/8
De terça-feira a domingo, das 9h às 18h
Tel.: (71) 3421 4200