icon-plus
Rufo (2003), de Caio Reisewitz, no stand da Luciana Brito Galeria
Postado em 25/08/2016 - 7:52
Figura humana em foco
Retratos e performances ganham destaque pelos cliques exibidos na SP-Arte/Foto até 28/8
Felipe Stoffa e Luciana Pareja Norbiato

A SP-Arte/Foto já está a pleno vapor no JK Iguatemi até o dia 28/8 (domingo), trazendo a produção fotográfica histórica e contemporânea e seLecT esteve lá. Nossa redação, inspirada pela curadoria da Luciana Brito Galeria, explorou na feira as imagens que privilegiam a figura humana, seja em retratos, registros de performance ou mesmo naquelas em que a ação displiscente dos fotografados traz uma aura performática.

Nesse último caso, Julio Bittencourt se destaca com trabalhos da série Plethora (2015), enfocando o cotidiano japonês em lugares como o metrô e hotéis-cápsula, está na Galeria da Gávea e na Lume. Seu ensaio Ramos (2012) figurou nas páginas da #select29, na reportagem Rio Lado B. Já Marcelo Costa, na galeria Room 8, apresenta suas fotografias da série Passageiro (2012), em que o personagem surge esmaecido.

Figuras de máscaras coloridas surpreendem na Série Azul (2015), de João Farkas, exposta na Galeria Marcelo Guarnieri. Famoso pelas paisagens em grandes dimensões e enquadramento apurado, Caio Reisewitz também entrou para o rol de seLecT com um registro inusitado.

Em cartaz no stand da Luciana Brito Galeria, sua foto Rufo (2003) traz apenas a parte posterior da cabeça do personagem, e não seu rosto. Da mesma forma aparecem os personagens do Pará registrados por Luiz Braga em Ouro e Areia (1996), exibidos pela Galeria Leme. Quer saber mais? Veja abaixo todas as imagens selecionadas pela equipe.