Forever Young

Crédito: Giselle Beiguelman

Publicado em: 10/03/2012

Categoria: comportamento, Reportagem

A história de quatro pop stars que chegaram à imaginária Shangri-lá nas asas da juventude de seu público

Jovem

Shangri-lá é um lugar paradisíaco e fictício criado pelo escritor inglês James Hilton, autor de Horizonte Perdido (1933). É um lugar imaginário onde todos vivem em harmonia e o tempo para. Seus habitantes são quase imortais e os sinais de envelhecimento quase não se fazem presentes em sua pele. A utopia retoma um tema recorrente, especialmente entre os ocidentais.

Basta lembrar do elixir da Juventude – ou da longa vida, uma substância mítica capaz de prolongar a vida e curar todas as doenças –, que aparece em diversas lendas antigas e foi uma das pesquisas mais constantes dos alquimistas, que o associavam à pedra filosofal. Essa busca não povoa apenas a ficção e a mitologia. evidência disso é um ramo da medicina contemporânea chamado medicina da longevidade, que investiga formas cientificamente comprovadas de prolongar a juventude. para além dos mitos e das pesquisas de ponta, um grupo muito particular de criadores, atravessa gerações e parece ter encontrado a fórmula da eterna mocidade, dispensando, às vezes, o kit básico de Botox e silicone, verdadeiro feijão com arroz das celebridades de nossa era. a receita ninguém entrega, mas passa, com certeza, pela sabedoria de conviver eternamente com os mais novos.

Dinho Ouro Preto , Curitiba (PR), 1964

Líder e vocalista do Capital Inicial desde 1983. A banda, que se separou em 1993, voltou aos palcos em 1998, mantendo os milhares de fãs. Lançou dois discos-solo e odeia a data do seu aniversário. “Acho que na real não gosto de ficar mais velho”, explica em seu site o “cantor das multidões”.

Dinho

Legenda: Ilustração: Daniel Caballero

Serginho Groisman , São Paulo (SP), 1950

Apresenta e comanda programas de entrevistas com adolescentes desde os anos 1980, quando lançou, na TV Cultura, o Matéria-Prima, avô do atual Altas Horas, seu programa na TV Globo desde 2000.

Serginho

Legenda: Ilustração: Clara Benfatti

Marcelo Tas, Ituverava (SP), 1959

Entrou para a história do telejornalismo brasileiro com o repórter Ernesto Varela, nos anos 1980, voz da geração criada durante a ditadura. Tornou-se a cara da juventude conectada à frente do Vitrine, na TV Cultura. Como um híbrido desses dois personagens, pilota o CQC.

Tas

Ilustração Clara BefattLegenda: Ilustração: Camille Kachani

Xuxa, Santa Rosa (RS), 1963

A eterna Rainha dos Baixinhos já foi modelo nas passarelas das altinhas, namorada dos campeões Pelé e Ayrton Senna, esposa de Luciano Szafir, pai de sua filha. Atriz de cinema, fez história em um filme de arte de Walter Hugo Khouri, que retirou de circulação, e protagonizou inúmeros outros sucessos de bilheteria passageira de verão. Apresenta programas infantis desde 1983.

Xuxa

Legenda: Ilustração: Talita Hoffmann

*Publicado originalmente na edição impressa #4.