icon-plus
Marcelo Brodsky - USP, SP, 1968 (Foto: Marcelo Brodsky/Divulgação)
Postado em 15/06/2016 - 1:06
Identidade e conflito na América Latina
Exposição Arquivo Ex Machina no Itaú Cultural acompanha também o Fórum Latino-Americano de fotografia de São Paulo

A mostra que este ano acompanha o IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, cujo eixo se estrutura na foto como pensamento e lança o seu autor como observador e objeto de debate, traz imagens de arquivos institucionais, de coleções particulares e autorais; revela e questiona o modo de guardá-las através dos tempos; demonstra, ainda, como a história da região pode ter sido mascarada por uma visão europeizante e como pode ser recuperada, redescoberta e recontada na atualidade.

De 15 de junho a 7 de agosto, o Itaú Cultural apresenta Arquivo Ex Machina – Identidade e Conflito na América Latina. A mostra tem curadoria do brasileiro Iatã Cannabrava e do catalão Claudi Carreras, ambos fotógrafos, reúne 10 conjuntos de trabalhos fotográficos. Entre obras autorais e arquivos ou coleções revisitadas, soma cerca de 150 impactantes imagens.

De 16 a 19 de junho, a fotografia é o tema recorrente no Itaú Cultural que sedia, uma vez mais o Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, agora em sua quarta edição. Em diversos espaços do instituto e em atividades abertas ao público, reúne fotógrafos de toda a região e também de Portugal que se entrevistam uns aos outros ou debatem entre si temas relacionados ao seu trabalho e à reflexão movida pelo fórum.  O evento também abriga, sempre na parte da manhã,  diferentes workshops e leituras de portfolio – estes, somente para quem se inscreveu previamente – e grupos de trabalho, somente para convidados

A quinta-feira 16, às 18h30, inicia-se com a mesa Do ato fotográfico aos brinquedos filosóficos: A imagem como pensamento, com Itala Schmelz, Jorge Villacorta e Ticio Escobar e mediação de Fredi Casco. Pensadores da imagem, eles debatem a fotografia além do ato fotográfico, em um mundo no qual não somente pela palavra é possível articular hipóteses e filosofar. No mesmo dia, às 20h30, os britânicos Adam Broomberg e Oliver Chanarin são entrevistados por Cláudia Jaguaribe, com participação do público.

Um dia depois, sexta-feira, 17, às 18h30, o tema da é A revanche do arquivo fotográfico, com Joerg Bader, Mayra Mendoza e Rosangela Rennó e mediação de Claudi Carreras. Eles discutem como as vanguardas artísticas abriram espaço para que a fotografia de arquivo – relegada às sombras de depósitos de museus e instituições – brilhasse na luz dos principais salões de arte. Nesse mesmo dia e horário tem sessão de autógrafos com Anna Khan, Gilvan Barreto, Tiago Santana, André Penteado e Luis Weinstein, entre outros. Às 20h30 o entrevistado é o português João Pina, por Luis Weinstein.

No sábado, 18, o Fórum começa às 18h30 com Wendy Watriss, Iatã Cannabrava e Pablo Corral Vega entrevistados por Carlos Carvalho. A mesa, às 20h30, é De drones, ninjas e seres de luz, com Rafael Vilela, Kamikia Kisedje e Pedro Neves Marques e a mediação de Iatã Cannabrava e Fredi Casco. A sessão de autógrafos, das 17h às 18h30, é com Adam Broomberg e Oliver Chanarin , Cássio Vasconcellos, Rosângela Rennó  e  Marcelo Brodsky, entre outros.

O encerramento das atividades é no domingo, dia 19, com a mesa Conspirações à luz do dia: A fotografia como política, com participantes dos Grupos de Trabalho da Rede Latino-Americana de Produtores Culturais de Fotografia, que discutirão a construção de REDES e o avanço da fotografia no continente latino-americano.

Serviço
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo
Exposição: de 16 de junho a 7 de agosto
Fórum Latino-Americano de fotografia: de 16 a 19 de junho
De terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, das 11h às 20h
Informações: IV Fórim Latino-Americano de Fotografia de São Paulo
Tel.: (11) 2168 1777