icon-plus
(foto Mark Seelen/Taschen)
Postado em 05/12/2016 - 6:33
Kuwait em Chamas
Série de fotos de Sebastião Salgado ganha primeira edição de luxo mais de 20 anos depois
Luciana Pareja Norbiato

Entre janeiro e fevereiro de 1991, o Kuwait estava literalmente explodindo. Diante da derrota sofrida pelas tropas iraquianas, que foram obrigadas pelos EUA a desocupar o país, o ditador Saddam Hussein mandou que fossem incendiados cerca de 700 poços de petróleo. Em meio a esse cenário, Sebastião Salgado pousou na região para registrar a paisagem devastada e encoberta pela fumaça negra.

Agora, mais de 20 anos depois, a editora Taschen lança Kuwait, a Desert of Fire Limited Edition. É uma edição de luxo com tiragem limitada e papel com qualidade museológica, trazendo mais de 80 imagens selecionadas entre os registros do conflito no Oriente Médio, em capa de tecido e intercaladas com folhas transparentes para proteção. Há também uma Art Edition, com tiragem de cem cópias e uma impressão fine art. Diferentemente da edição comum do livro, que já tem tradução por aqui (R$ 299,90), a versão limitada e a edição de arte custam U$ 1 mil e estão disponíveis no site da Taschen fora do Brasil.

Imagem de Sebastião Salgado que integra mostra na Galeria Mario Cohen (foto: reprodução)
Imagem de Sebastião Salgado que integra mostra na Galeria Mario Cohen (foto: reprodução)

Para quem tem interesse na série e prefere comprar as imagens avulsas, a Galeria Mario Cohen, especializada em fotografia fine art, expõe até o dia 20/12 (terça-feira) cerca de 15 imagens que integram a série do Kuwait em chamas clicada por Sebastião Salgado.

Kuwait, um Deserto em Chamas
Galeria Mario Cohen – Fotografia Fine Art
Rua Joaquim Antunes, 177, 2° andar, Jardim Paulistano, São Paulo,
Até 20/12