Made selected

Momentos imperdíveis da MADE (Mercado.Arte.Design)

Paula Alzugaray
(Fotos: Paula Alzugaray)

A primeira edição da MADE (Mercado.Arte.Design), a ser realizada no Pavilhão da Bienal, já pode ser considerada um marco deste evento criado pelo curador Waldick Jatobá em 2013, durante o Design Weekend. De lá para cá, o mercado cresceu, o fim de semana virou semana, e o número de expositores da MADE mais do que dobrou.

Mas não são números que fazem a diferença, mas a postura do evento em relação ao meio, incentivando a produção de jovens coletivos de design. Este ano há cerca de 70 deles, em um primeiro andar da Bienal rico em diversidade e invenção. O que torna o ambiente da MADE efervescente é justamente a convivência de criadores dos mais diverso portes e especialidades. Um clima misto entre feirinha de artesanato e feira de Milão!

  • A coleção Safra 1866, do coletivo Oficinaethos, foi realizada com um lote de madeira original do edifício onde funcionou a Casa Daros, em Botafogo (Rio de Janeiro)

 

Um dos momentos mais surpreendentes é a coleção Safra 1866, do coletivo Oficinaethos, realizada com um lote de madeira original do edifício onde funcionou a Casa Daros, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O material foi conseguido durante as lendárias reformas do edifício (que duraram 8 anos).

Peça de Kwango Lee, grande homenageado da 5ª edição da MADE. O convite feito ao designer é fruto do tema de 2017: Tramas

 

O sul-coreano Kwangho Lee, com seus móveis, luminárias e objetos criados com nós de cordas multicoloridas, é o designer do ano. Pela primeira vez no Brasil, ele produziu as peças exclusivas que estão expostas com matéria prima da Tidelli, parceira do evento, em workshops promovidos pela MADE. O projeto Paper Made, com uma seleção de obras em papel realizadas pelo curador Celso Fioravanti, também tornou-se um pilar importante. Confira alguns destaques desta edição, que trabalha como tema, as tramas.

  • Passado Composto Seculo XX
  • Passado Composto Século XX
  • Trabalho do escultor Véio
  • Trabalho do escultor Véio
  • Materials Wallpaper, de Piet Hein Eek
  • Lurca Azulejos
  • Trabalho de Humberto da Mata
  • Trabalho de Humberto da Mata
  • O Peso da Pedra, de Miguel Vieira Baptista
Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.