icon-plus
Cartaz realizado pelo Estúdio Bijari em parceria com o Coletivo Instituto e o cineasta Daniel Augusto (Foto: Divulgação)
Postado em 11/05/2016 - 7:15
Manifesto de esquerda
Estúdio Bijari, Instituto e o cineasta Daniel Augusto se unem para criar #Navalha, sobre a situação atual do país
Ana Abril

Em meio à atual crise política brasileira, um fato ganha destaque: a esquerda está agonizando. Seis meses após o início dos debates sobre o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o Senado vota a admissibilidade do processo nesta quarta-feira, dia 11 de maio. Com uma maioria esmagadora a favor do impeachment (quase dois terços da Casa), a saída da presidenta é iminente.

Neste panorama, o Estúdio Bijari, o Coletivo Instituto e o cineasta Daniel Augusto se uniram para criar #Navalha, um manifesto explicitamente de esquerda. Ele reúne uma série de vídeos e ações que questionam as justificativas da direita nos diversos âmbitos do processo de impeachment corrente. Segundo os artistas, “o projeto propõe uma reflexão sobre o cenário político atual, trazendo outras narrativas para o debate”.

Entre as diversas críticas incluídas em #Navalha, destaca-se a necessidade de separar a esfera pública da pessoal. O grupo coloca como exemplo a votação realizada na Câmara dos Deputados, onde parlamentares justificavam suas votações fazendo referência a Deus e à família tradicional. No vídeo, o grupo lembra a laicidade do estado brasileiro e a necessidade do pensamento no coletivo. Em definitivo, a proposta critica a tendência conservadora que o Brasil vive e que pode apagar os poucos avanços sociais dos últimos anos.

O coletivo colocou suas expertises originais a serviço do projeto: Bijari, na produção de cartazes, imagens e intervenções; o Instituto, com a música; e Daniel Augusto, com textos.

O lançamento oficial de #Navalha acontece nesta quarta, 11 de maio, na página do projeto no Facebook. Ele será exibido nas próximas semanas na internet e terá projeções espalhadas pela cidade de São Paulo. A agenda desses eventos será divulgada em breve.